Roma — A Corte de Apelação de Roma decidiu, nesta quinta-feira (18/12), adiar pela terceira vez o julgamento de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL) — a audiência que decide se Zambelli cumprirá pena no Brasil será realizada em 20 de janeiro de 2026. Ela foi condenada como autora intelectual da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), fugiu do Brasil e está presa na Itália.
Nessa quarta-feira (17/12), chegaram à Itália documentos enviados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) acerca do local onde Zambelli ficará presa no Brasil caso seja extraditada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
A defesa de Zambelli, então, pediu ao tribunal italiano mais tempo para analisar estes documentos, e a Corte aceitou o pedido.
Zambelli participou pessoalmente da audiência. Vestia roupas pretas e demonstrava abatimento.
Extradição de Zambelli
- Inicialmente, o julgamento que decidirá se Zambelli será extraditada ao Brasil seria realizado em 27 de novembro — não ocorreu em virtude de greve de servidores públicos e de advogados na Itália.
- A audiência havia sido remarcada para 4 de dezembro, mas foi novamente postergada. A Justiça Italiana entendeu precisar de mais tempo para analisar novos documentos anexados ao processo pela defesa de Zambelli.
- O julgamento então foi remarcado para esta quinta-feira, quando o tribunal romano decidiu adiar pela terceira vez a decisão sobre a extradição — ou não — da ex-parlamentar.
- O Ministério Público italiano já se manifestou favoravelmente à extradição da ex-deputada.
Carla Zambelli renunciou do mandato de deputada federal no domingo (14/12), após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular a votação da Câmara dos Deputados que havia mantido o mandato como parlamentar.
O suplente Adilson Barroso (PL-SP) assumiu o cargo deixado por Zambelli, conforme prevê o regimento interno e a legislação eleitoral.
Condenações de Zambelli no Brasil
Carla Zambelli foi condenada em dois processos distintos no Brasil:
- A 10 anos e 8 meses de prisão, pela invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
- A 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, pelo caso em que perseguiu um homem na rua o apontando uma arma, nas vésperas das eleições de 2022.
Zambelli foi detida na Itália em julho, após uma operação conjunta entre autoridades brasileiras e italianas. Ela permanece presa desde então.

























