As vendas de carros novos no Brasil aumentaram 14,2% em julho na comparação com o saldo do mês de junho. Em relação a julho do ano passado, a alta é de 2,11%.
Segundo dados divulgados pela Fenabrave, a Associação das Concessionárias Brasileiras, foram emplacados 181.787 carros novos no mês passado, ante 159.122 em junho. No acumulado do ano, o total passa de 1,06 milhão de unidades.
Carros populares
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Segundo a pasta, os números indicam os primeiros resultados do Programa Carro Sustentável, que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros pouco poluentes.
Cinco dos oito carros beneficiados com a isenção do IPI no mês passado registraram alta nas vendas no mês de julho em relação a junho. Ainda assim, três dos modelos venderam menos depois que essa medida entrou em vigor.
Já alguns modelos importados por montadoras chinesas tiveram altas expressivas em julho, mesmo sem a redução de imposto. No geral, a alta desses carros foi de 24%, com destaque para o BYD Dolphin Mini, que subiu 57% no mês.