Em recente consulta que envolveu os pais dos alunos que frequentam a Escola Estadual Alda G. Scopel, na região central de Primavera do Leste, ficou definido que a instituição será mais uma a adotar o modelo cívico-militar, que atualmente já atinge mais de 100 escolas em todo o Mato Grosso.
A instituição tem mais de 40 anos no segmento educacional e público no município e funciona ao longo do dia em tempo integral, das 07h às 16h e à noite atende alunos do Ensino Fundamental (no total são 750 estudantes entre diurno e noturno).
De acordo com a diretora da escola, Elizângela Acássio a conversão da escola para o modelo cívico-militar deve agregar ainda mais benefícios, principalmente no aspecto disciplinar. A proposta prevê a chegada de cinco profissionais da reserva militar, que atuarão no auxílio à gestão escolar. A direção no entanto, permanece civil.
A adoção do novo modelo deverá ocorrer já no próximo semestre (a partir do retorno das férias), de acordo com o diretor Theo G. Vicente, diretor da Diretoria Regional de Educação (DRE Primavera). Segundo ele, está sendo aberto o procedimento para a contratação dos profissionais e assim que tudo estiver concluído o processo também se completa. A DRE Primavera conta com Escolas Cívico-Militares em Campo Verde, Poxoréu e Paranatinga. E com essa conquista as expectativas são muito boas.
“A nossa intenção não é militarizar os alunos, mas garantir uma convivência mais harmônica, com mais respeito às regras, ao uniforme e aos colegas. Precisamos de apoio, principalmente em horários como o almoço, quando nossa equipe é reduzida”, explica a diretora.
Ela destaca que o modelo cívico-militar não interfere na proposta pedagógica de tempo integral, apenas complementa. “O papel do cívico aqui será trazer mais segurança e reforçar valores de convivência e cidadania. A criança continuará sendo criança, brincando, interagindo, desenvolvendo relações sociais e raciocínio lógico.”
Desafios e Expectativas
“Primavera já conta com outras escolas neste modelo, e nossa expectativa é que o processo avance rapidamente”, conclui a diretora. As outras escolas que passaram pela conversão há algum tempo e estão em funcionamento são: Cremilda Viana, Sebastião Patrício e Paulo Freire. Além disso Primavera também conta com a Escola Militar Tiradentes (com direção Militar).