Desde sua fundação há 14 anos em Primavera do Leste, o Centro de Apoio e Combate ao Câncer Padre Onesto Costa, é uma referência no atendimento e encaminhamento de pacientes acometidos pelo câncer no município, para o Hospital de Câncer de Mato Grosso.
À frente dos trabalhos da diretoria, a Coordenadora do Centro, Eunice Polla é uma prova viva da dedicação e cuidado aos pacientes, ela própria tendo sido acometida pela doença por várias vezes.
Para ela, é uma verdadeira missão, desenvolver este trabalho de forma voluntária e que a cada dia chega a mais pessoas. Os próprios casos da doença, como ela própria mostra em relatório de pacientes encaminhados, aumenta exponencialmente a cada dia.
Para se ter uma ideia, no ano em que o CACC foi criado, em 2011, foram 418 pacientes atendidos no HC. Em 2017 o número de atendimentos ultrapassou pela primeira vez a casa dos mil (1.274 e 2018 chegou a 1.314. Considerados os cinco primeiros meses de 2025, já são 879 pacientes atendidos e ao longo destes 14 anos, já foram 12.694 pacientes enviados através do Centro.
E a presidente Eunice Polla ressalta que “o diferencial do nosso centro é que, quando o paciente chega com o diagnóstico confirmado e nós já solicitamos o encaminhamento ao Hospital do Câncer com toda a documentação necessária, graças à parceria filantrópica. Isso agiliza o processo e facilita o início do tratamento”.
APOIO AOS PACIENTES
A logística inclui transporte, organização de documentos, apoio com passagens, além de encaminhamentos por Casa de Apoio em Cuiabá, uma vez que o deslocamento é na maioria das vezes complicado, além do que é necessário ficar dias internado. E tudo praticamente é custeado com a renda arrecadada de eventos beneficentes realizados junto e com o apoio da comunidade primaverense.
E quando o assunto é a doença em si, Eunice ressalta que entre os tipos de câncer mais identificados nas campanhas estão os de pele, mama, próstata, colo do útero e tireoide. “Muitos dos casos são detectados nas campanhas preventivas. A gente atende no mesmo dia, com triagem e punções realizadas por médicos especialistas, inclusive vindos de Cuiabá”, ressalta a coordenadora.
Apesar dos avanços, ainda existem desafios, especialmente no transporte de pacientes em estado terminal, o que exige estabilidade clínica para garantir segurança no deslocamento. A coordenadora defende a criação de um espaço especializado para pacientes em cuidados paliativos na cidade.
CAMPANHAS
E junto ao número de pacientes encaminhados também está aquele público que participa das campanhas, geralmente em outubro e novembro e que fazem o trabalho preventivo, através dos exames, realizados entre o Hospital e a Secretaria de Saúde do município, a quem Eunice Polla agradece pelo apoio. Ao mesmo tempo empresários, instituições e eventos que são realizados e contribuem diretamente para o trabalho que desenvolvem.
Ainda com relação à parceria com o município a coordenadora destataca a união entre o CACC e a Secretaria de Saúde do município com relação entrega das passagens para quem precisa permanecer na Casa de Apoio em Cuiabá.
EVENTOS E ARRECADAÇÕES
Entre os eventos beneficentes que possibilitam arrecadação de fundos para o CACC estão a Serata Italiana, a Farm Show e iniciativas do grupo Mulheres com Propósito. Neste ano a Serata Italiana acontecerá em 9 de agosto, no salão da Paróquia São Francisco, com expectativa de receber cerca de 1.800 pessoas e angariar fundos para a continuidade do atendimento gratuito. Uma parceria direta com o CTG do município possibilitou que recebessem como ‘doação’ a presença da Banda Garotos de Ouro, que irá animar o evento, cujo sucesso é totalmente garantido.
Um outro bonito trabalho encontrado no Centro é o das perucas, confeccionadas com cabelo humano, geralmente pacientes que cortam antes de iniciar o tratamento quimioterápico, que leva à queda. E com isso os próprios pacientes podem utilizar o recurso posteriormente. Também fazem a venda de souvenirs, entre outros objetos cuja renda contribui diretamente para o custeio das ações que realizam.