Durante os dias de apresentações do Primacanta, o público que passa pelo Lago Municipal também encontra uma grande diversidade de sabores no Festival Gastronômico de Comida de Rua, evento que já se tornou tradição e ponto alto para os empreendedores locais.
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o festival reúne barracas de comidas típicas, doces, bebidas e pratos autorais criados especialmente para o evento. Além de deliciar o público, a ação fortalece a economia criativa e gera oportunidade de renda para dezenas de famílias.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, o evento vai muito além da culinária.“O Festival Gastronômico é uma vitrine para os empreendedores da nossa cidade. É uma forma de valorizarmos o pequeno negócio, fomentar a economia e criar um ambiente de convivência e cultura para a população.”
O prefeito Sérgio Machnic destaca que a integração entre música e gastronomia é um diferencial do evento.“O Primacanta já é um evento que celebra o talento musical dos nossos artistas. E somar isso à gastronomia local amplia a experiência do público e reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico e cultural de Primavera.”
Na barraca Tita Churros, a doceira que dá nome ao ponto é presença garantida desde a primeira edição. “A gente espera o ano inteiro por esse festival. Aqui a gente vende bem, conquista novos clientes e mostra o carinho que colocamos no nosso trabalho. É muito importante para nós, pequenos empreendedores”, destaca Tita, que vê no evento uma forma concreta de crescimento e reconhecimento.
A venda de bebidas é organizada pelo Lions Clube, entidade filantrópica que participa todos os anos. Segundo a presidente da entidade, Abssa Zorzo, toda a arrecadação é revertida para ações sociais.“Além de contribuir com o evento, conseguimos levantar recursos importantes para os nossos projetos. É uma forma de servir à comunidade com alegria e solidariedade.”
Sabores que competem: festival premia os melhores pratos em três categorias
Além de movimentar a economia e valorizar a cultura local, o Festival Gastronômico de Comida de Rua também tem um caráter competitivo. Os participantes se inscrevem em três categorias: melhor prato salgado, melhor prato doce e melhor prato regional. Os pratos são avaliados por um júri técnico formado por cinco profissionais com experiência em gastronomia, nutrição e confeitaria.
A banca é composta por Bruno Freire, gastrólogo com formação em cozinha internacional e história da gastronomia; Jakeliny Kriki, nutricionista e chef com ampla experiência na área; Patrícia Calligher, doceira e empreendedora local; Mayara Tubino, consultora gastronômica; e Danusa Guimarães, gastróloga com formação em gastronomia molecular. Cada jurado atribui notas de 0 a 10, avaliando critérios como sabor, apresentação, higiene, agilidade no atendimento, inovação e criatividade.
Ao final do evento, os vencedores serão anunciados e receberão prêmios em dinheiro no valor de R$ 2.500,00 para o primeiro lugar de cada categoria, além de troféus. Os pratos que mais se destacarem conquistarão, além do reconhecimento, um espaço ainda maior na memória e no paladar do público.