A JB Rodeios e o Sindicato Rural de Cuiabá destacaram que as ofensas registradas durante evento agropecuário, no sábado (19), em Cuiabá, não refletem a conduta das instituições e que a feira é para todos os públicos. A manifestação ocorreu após o locutor de rodeio Cuiabano Lima utilizar espaço durante evento para desrespeitar apoiadores da esquerda no Brasil e destacar sua simpatia ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O momento foi registrado em vídeo por espectadores e viralizou pela internet.
O locutor foi contratado para apresentar a noite de encerramento da competição de montaria em touros e, em sua fala na finalização do evento, após o discurso do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL) e antes dos shows nacionais que fechariam a data xingou o público presenta que não estava alinhado com suas ideologias políticas. “Eu, o prefeito e Mato Grosso, aqui é Bolsonaro, ****! E eu quero mandar, com todo respeito, um alô para a galera da esquerda: vá para à **** *** *****”, disse ao microfone.
O Brasil é um país democrático, que permite diferentes posições e opiniões políticas sem que o cidadão seja constrangido ou ofendido pelo número que coloca na urna. O evento realizado é aberto ao público e recebeu apoio institucional do governo de Mato Grosso, da Prefeitura de Cuiabá e da Assembleia Legislativa como fomento a uma manifestação cultural típica de muitos municípios mato-grossenses, sendo voltado para o entretenimento e desavenças políticas.
A fala de apoio ao ex-presidente veio um dia após Jair Bolsonaro passar a ser monitorado por tornozeleira eletrônica em determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão do ministro ocorre em meio às investigações de tentativa de golpe de Estado.
Após a repercussão da fala, que foi gravada por espectadores, os organizadores compartilharam notas de esclarecimento. A JB Rodeios afirmou que o discurso não estava no roteiro oficial do evento e que não reflete a opinião da organizadora. A empresa alega que preza pelo respeito com o público, independente de posição política ou ideológica.