Victor Cinzent
Terra
Foto-Folha PE
O Consulado do Japão no Brasil anunciou quinta-feira, 21, que dois navios da Marinha Nacional japonesa irão atracar em Santos neste domingo. A visitação será aberta e qualquer pessoa pode conhecer os gigantes do mar por dentro, gratuitamente, no dia 25 de agosto, das 14h às 16h.
As embarcações enviadas ao Brasil são parte da ala de treinamento das forças armadas do país asiático e possuem detalhes incríveis.
Um contratorpedeiro de cerca de 150 metros de comprimento e 16 metros de largura. Era utilizado em missões nacionais até que foi transformado em um navio de treinamento em 2021.
Ele é capaz de velejar a até 30 nós de velocidade (56 km/h) e tem capacidade de transportar um helicóptero.
JS Kashima
O Kashima nunca foi utilizado em batalha e foi construído em meados dos anos 90 unicamente para treinamento das tropas japonesas. Ele possui cerca de 143 metros de comprimento e 18 metros de largura.
Ele consegue se locomover pelo mar em uma velocidade de 25 nós, cerca de 46 km/h. E acomoda até 370 militares.
A visita faz parte da comemoração de 130 anos do Tratado da Amizade firmado entre Brasil e Japão. A cidade de Santos é muito respeitada na relação entre os dois países e foi escolhida na celebração de um século da imigração japonesa, sendo representada pela escultura vermelha abstrata de Tomie Ohtake, localizada no Emissário Submarino, na praia de José Menino.
Fonte: Redação Terra