Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

03 de Novembro de2025


Área Restrita

Cotidiano Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025, 07:24 - A | A

Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025, 07h:24 - A | A

INOVAÇ

Chip da visão: dispositivo pioneiro do tamanho de um fio de cabelo devolve a visão

A pesquisa, ainda em fase experimental, envolve apenas 38 pacientes no mundo — sendo que 27 deles já apresentaram melhora na visão

G1

Diagnosticada com degeneração macular seca — também conhecida como atrofia geográfica — Sheila perdeu a capacidade de enxergar detalhes, reconhecer rostos, ler livros e até dirigir aos 30 anos. “Quando eu dirigia, vivia batendo no meio-fio. No começo, foi assim. Depois a visão até ficou estável por um tempo, mas de repente piorou muito rápido”, conta.

A esperança de voltar a enxergar surgiu em Malmesbury, cidade onde vive na Inglaterra. Foi lá que ela conheceu David Canton, gerente de uma ótica local. “Ela enxergava tudo branco, com muito brilho. Veio procurar óculos escuros. Isso foi há sete anos e ficamos amigos”, lembra ele.

 

Ao saber de um tratamento experimental em Londres, Sheila pediu ajuda a David. A proposta era ousada: implantar um microchip no olho para tentar recuperar parte da visão. David organizou uma vaquinha online para custear as viagens semanais de trem até a capital inglesa, onde Sheila passou a ser acompanhada por uma equipe liderada pelo cirurgião oftalmologista Mahi Muqit, chefe do estudo na Inglaterra.

A pesquisa, ainda em fase experimental, envolve apenas 38 pacientes no mundo — sendo que 27 deles já apresentaram melhora na visão. Sheila está entre os beneficiados. 

“É uma tecnologia com aspectos nunca vistos antes. Pacientes cegos, com degeneração macular e atrofia geográfica, agora podem ter uma visão significativa, algo inédito”, afirma o médico. 

Como funciona a cirurgia? 

Os cirurgiões inserem, sob a retina, um microchip de dois milímetros — a mesma espessura de um fio de cabelo. O paciente, então, passa a usar um óculos especial, que tem uma câmera conectada a um controle remoto de bolso, com função de zoom. O paciente vai regulando, deixando as imagens maiores ou menores.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]