A Operação Telefone sem Fio chegou em Rondonópolis nos dias 29 e 30 de novembro, em ação conjunta da Energisa, prefeitura e forças de segurança, para remover cabos de telecomunicação que não estão mais em uso ou que foram instalados de maneira irregular.
Segundo o supervisor de manutenção da Concessionária, Leonardo Lira, a operação busca acabar com os cabos irregulares de redes de telefonia e internet, que geram risco a população.
“Rondonópolis tem empresas sérias que já se mostraram parceiras para atuar. Por isso, nós buscamos a segurança regulatória e jurídica necessária para fazer a regularização de todos os fios irregulares”, disse Lira.
Além de apoiar com o trânsito nas imediações das ruas onde as equipes trabalharam, a prefeitura auxiliou na fiscalização das empresas.
A primeira etapa da operação foi fechada em reunião realizada em novembro no auditório da Associação Comercial de Rondonópolis, que também foi parceira do trabalho divulgando as ações aos lojistas.
Essa fase inicial foi realizada na região do novo terminal rodoviário, com inauguração prevista para dezembro. O trecho foi apontado como prioritário pela prefeitura. Foram mapeados fios abandonados, cabos muito baixos e acúmulos de equipamentos, todos representando riscos à segurança de pedestres, motoristas e à rede elétrica.
Após essa primeira fase, a operação seguirá para outras áreas de Rondonópolis, dando continuidade ao trabalho de limpeza e adequação da infraestrutura aérea da cidade.
"A remoção de cabos inutilizados fortalece a segurança e a organização da rede da cidade. Com a parceria da prefeitura, o trabalho se torna mais rápido e eficiente, garantindo benefícios diretos à população e incentivando todos a colaborarem para um espaço urbano mais seguro", destacou César Seixas Salomão, engenheiro de construção e manutenção da Energisa.
A Operação Telefone sem Fio também é realizada em outras cidades de Mato Grosso como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Sorriso. Em cada uma delas segue o acordado com as prefeituras e câmaras de vereadores.
















