Domingo, 30 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

30 de Novembro de2025


Área Restrita

Cotidiano Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025, 07:31 - A | A

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025, 07h:31 - A | A

CONSUMO

Black Friday em Primavera: Procon alerta sobre cuidados essenciais para aproveitar om segurança e evitar golpes

O planejamento é o primeiro passo para evitar dores de cabeça e prejuízos

DA REDAÇÃO

Nesta sexta-feira, 28, acontece em todo o país a tão aguardada Black Friday, data marcada por anúncios de grandes descontos, promoções agressivas e vantagens tentadoras ao consumidor.

Em Primavera não é diferente, no entanto, o momento também exige atenção redobrada. O alerta é da deputada federal e conciliadora do Procon Mato Grosso, Gisela Simona, que reforça a necessidade de cautela diante do crescimento de golpes e práticas enganosas no período.

Segundo a parlamentar, a proximidade da data já movimenta intensamente o comércio físico e digital. “Black Friday chegando! A sexta-feira das mega liquidações é na última sexta-feira do mês de novembro. E você, consumidor, já deve ter visto vários anúncios nas lojas e sites com ofertas, mas é necessário controlar a ansiedade e prestar atenção em algumas dicas para não cair numa fria”, orienta.

Entre os golpes mais sofisticados, Gisela destaca o uso de ferramentas de inteligência artificial para criar anúncios visualmente perfeitos, mas oferecendo promoções que simplesmente não existem. Nesses casos, o consumidor deve acender o sinal vermelho. “Se tudo parecer um milagre, desconfie sim”, reforça.

A deputada lembra que o planejamento é o primeiro passo para evitar dores de cabeça e prejuízos. Saber exatamente o que deseja comprar, conhecer bem o produto e, principalmente, pesquisar e comparar preços, tanto em lojas físicas quanto online, são atitudes indispensáveis. “Printe e salve todas as ofertas que te atraírem”, recomenda.

Outro ponto de atenção são as formas de pagamento. Opções disponíveis somente via Pix ou boleto devem ser vistas com extrema desconfiança. Para quem vai às compras, o mais seguro é optar pelo cartão de crédito, que facilita o cancelamento da transação em casos de fraude ou descumprimento da oferta. “Dêem preferência para pagar com cartão de crédito, para ter chance de cancelar a compra com mais segurança”, orienta.

Gisela também lembra que os estabelecimentos precisam informar de forma clara se toda a loja está participando da campanha ou se há produtos fora da promoção. Além disso, verificar a reputação da loja ou do site antes de concluir o pedido é fundamental, assim como confirmar o prazo de entrega e exigir essa informação por escrito.

Ao final, ela reforça que o consumidor deve exercer seu direito com responsabilidade e atenção. “Saber o prazo da entrega é um direito seu, consumidor. Então fique atento e boas compras para você”, conclui.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]