22 de Maio de2024


Área Restrita

Política Nacional Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 14:13 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 14h:13 - A | A

Política Nacional

Título de ‘Suíça Brasileira’ a Nova Friburgo vai à sanção

Agência Senado

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (14) projeto de lei que concede ao município de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, o título de "Suíça Brasileira". O município nasceu no contexto da imigração suíça para o Brasil, no século 19.

O PL 6.207/2023, da Câmara dos Deputados, recebeu relatório favorável do senador Romário (PL-RJ), e segue para sanção presidencial, salvo se houver recurso para análise em Plenário. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Como justificativa, o autor, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ressaltou o incentivo ao turismo e o reconhecimento da identidade cultural local do município com a sua história. 

Para o relator, o projeto é pertinente e se justifica pela fundação da Colônia de Nova Friburgo, considerada o marco inicial da imigração suíça no Brasil. 

— Os primeiros imigrantes suíços chegaram entre 1819 e 1820 e se instalaram na região, localidade de clima ameno e paisagens montanhosas que lembrava o ambiente alpino do país europeu. Em homenagem ao Cantão de Friburgo, de onde quase metade dos colonos era originária, foi atribuído o nome de Nova Friburgo à sede da povoação — destacou o relator.

Romário também afirmou que a cidade mantém viva a cultura e tradições de seus fundadores por meio de festivais gastronômicos e feiras, além de a legislação estadual já ter conferido título semelhante à cidade desde 2017. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]