23 de Junho de2024


Área Restrita

Mato Grosso Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020, 11:55 - A | A

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020, 11h:55 - A | A

Mato Grosso

Mesmo com a pandemia da Covid-19, controle social é fortalecido pelo TCE-MT

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) obrigou o distanciamento físico entre as pessoas. Desta forma, o Tribunal de Contas de Mato Grosso...

TCE MT

Clique para ampliar

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) obrigou o distanciamento físico entre as pessoas. Desta forma, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) precisou cancelar todos os eventos que estavam programados nos municípios para orientar e capacitar diferentes públicos da sociedade. A alternativa foi promover encontros online para manter a missão da instituição de estar próximo das cidades fomentando o controle social.

O resultado foi extremamente positivo. Os 6 projetos desenvolvidos pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) de forma virtual neste período de pandemia resultaram em 40.246 acessos até o dia 9 de novembro.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

“A SAI em 2020, assim como todas as unidades do TCE-MT, tiveram que se adaptar ao novo modelo de trabalho, que é o home office, então tivemos que nos reinventar. Passar atividades que aconteciam 100% de forma presencial, para serem executados de forma virtual. E nós estamos aos poucos, junto com os nossos públicos, adaptando a nossa interação, a nossa articulação, o nosso trabalho conjunto do controle externo com o controle social, agora por meio das mídias sociais, trabalhando junto em um ambiente onde não importa onde você está”, afirmou a secretária da SAI, Cassyra Vuolo.

Os projetos da SAI desenvolvidos de forma virtual neste período de pandemia foram: TCEstudantil Virtual, Consciência Cidadã nas Universidades, Consciência Cidadã Ensino Médio, Consciência Cidadã outros segmentos, Projeto 2 do PDI, EaD Cidadania e Controle Social. As cartilhas voltadas para os Conselhos de Políticas Públicas também passaram da versão impressa para a virtual.

Tony Ribeiro
Clique para ampliar

“Tivemos a participação de universidades de todas as regiões do Brasil, dificilmente temos algum evento onde não temos pelo menos três municípios de outros Estados. Estamos tendo não só uma boa atividade interna, mas também uma ressonância, alcance e reconhecimento de que nossas atividades são realmente efetivas, eficazes e estão de fato gerando valor público, entregando informações, instruções ao cidadão que podem ser utilizadas no cotidiano e que estão reverberando por todo o país”, avaliou a secretária de Articulação Institucional do TCE-MT.

Ao agradecer o apoio do presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf pelo apoio irrestrito para a continuidade dos trabalhos de fortalecimento do controle social mesmo em tempos de pandemia, Cassyra Vuolo avaliou que o ano foi extremamente desafiador para toda a sociedade e os resultados no TCE-MT foram altamente positivos pela realização das capacitações e orientações e intensa participação dos municípios.

“Para 2021, vamos manter todos os projetos em andamento e abrir novas frentes de trabalho de capacitação e orientação com os públicos que já possuímos, com os Conselhos de Políticas Públicas, desenvolvendo novas pesquisas. Além do lançamento de um livro em parceria com a UFMT em maio sobre toda a experiência exitosa que temos no nosso curso EaD que esse ano, das 1000 vagas ofertadas, tivemos mais de 930 alunos aprovados, mesmo com essa pandemia. Esse número é ótimo e superou todas as nossas expectativas”, completou Cassyra Vuolo. 

Confira a matéria em vídeo:

 

Kleverson Souza
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]