POR ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto: MARCOS LOPES/ALMT, ANGELO VARELA / ALMT e GILBERTO LEITE/ALMT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) retomou oficialmente as atividades parlamentares nesta segunda-feira (2), com a sessão de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, marcando o fim do recesso parlamentar e o início dos trabalhos legislativos de 2026. Em janeiro, os deputados também realizaram sessão para a aprovação da Revisão Geral Anual 2026.
A solenidade contou com a presença de autoridades representantes dos Poderes Executivo, Judiciário, Defensoria Pública, dentre outras instituições, reforçando o caráter institucional e democrático do momento, que simboliza a abertura do ano legislativo na Casa de Leis.
Acompanhado do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o governador Mauro Mendes (União) apresentou um panorama da situação do Estado e destacou as principais ações, prioridades e metas do governo para 2026. Na sessão agendada para o período da tarde, será lida a mensagem do Executivo, documento serve como base para o planejamento e a atuação do Parlamento.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), destacou que o momento simboliza o compromisso do Parlamento com o diálogo institucional, a transparência e a construção de políticas públicas voltadas às demandas da população mato-grossense.
Para 2026, Max Russi afirmou que a expectativa é de um ano produtivo, com foco na apreciação de projetos estratégicos, fortalecimento das comissões permanentes e avanços em pautas que impactam diretamente o desenvolvimento do Estado. O presidente ressaltou ainda que a Assembleia seguirá atuando de forma responsável e harmônica com os demais Poderes, sempre priorizando os interesses da sociedade.
“A instalação da sessão legislativa representa a retomada do nosso compromisso com o povo de Mato Grosso. Temos a expectativa de um ano de muito trabalho, diálogo e responsabilidade, com pautas importantes que vão contribuir para o desenvolvimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o presidente Max Russi.
Ainda segundo ele, o primeiro ano à frente da Presidência foi marcado por investimentos estratégicos voltados ao fortalecimento institucional e à modernização administrativa da Casa, com avanços na governança interna, revisão de processos, adoção de práticas administrativas mais eficientes e ampliação da transparência.
O presidente ressaltou que todas as ações foram pautadas pela responsabilidade fiscal e pelo respeito ao dinheiro público, destacando que os resultados são fruto de um trabalho coletivo entre deputados, deputada e servidores, consolidando a ALMT como um Parlamento mais moderno e alinhado às expectativas da sociedade.
“Para esta nova sessão legislativa, reafirmo o compromisso da Presidência com uma pauta plural, aberta ao diálogo e orientada pelo interesse público e com a indispensável participação popular. Como bem disse o saudoso Dante de Oliveira: “A democracia não se esgota no voto; ela se renova todos os dias na participação e na vigilância do cidadão”, disse o presidente.
O primeiro-secretário da ALMT, deputado Dr. João (MDB), também destacou a importância da retomada dos trabalhos e o papel do Legislativo na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento. Disse que as expectativas para o ano legislativo são de muito trabalho, com foco na descentralização da saúde, no fortalecimento da agricultura familiar e na aproximação do Parlamento com as realidades do interior do Estado.
“A expectativa é de muito trabalho. Vamos continuar lutando pela descentralização da saúde, apoiando a agricultura familiar e percorrendo todo o Estado para conhecer de perto os problemas da população. O Mato Grosso é muito grande e exige presença”, afirmou o deputado Dr. João.
Ao reconhecer o trabalho da ALMT na aprovação das medidas fiscais, o governador Mauro Mendes afirmou que esse trabalho consolidou ao Estado uma virada na gestão fiscal, com controle de despesas e aceleração dos investimentos, refletidos em avanços em todas as áreas. Enfatizou a redução ou extinção de 142 impostos, taxas e multas, beneficiando itens essenciais como energia, cesta básica e gás de cozinha.
Segundo Mendes, houve evolução consistente na saúde, com ampliação de leitos, duplicação das UTIs e a construção de cinco hospitais. Na infraestrutura, o governador destacou que, em sete anos, foram executados mais de 7 mil quilômetros de rodovias, investimentos nas áreas sociais, agricultura familiar, sistema prisional e gestão pública. Para 2026, mesmo sendo um ano eleitoral, garantiu a manutenção do ritmo de investimentos, já assegurados na Lei Orçamentária, com foco na conclusão de obras em andamento.
Ele apontou ainda como desafio a escassez de mão de obra, reflexo do aquecimento econômico e da baixa taxa de desemprego no Estado, mas reforçou que o governo seguirá planejando ações com visão de médio e longo prazos.
Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia, dentre elas secretários de estado, como o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; a defensora pública-geral, Luziane Castro; o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca.




















