O deputado estadual Wilson Santos (PSD) anunciou, nesta terça-feira (17), que vai convocar o superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso, Max Rodrigo Sponchiado, para prestar esclarecimentos à Assembleia Legislativa sobre práticas abusivas no mercado de crédito consignado oferecido a servidores públicos estaduais. O requerimento será apresentado em sessão plenária nesta quarta-feira (18).
Segundo o parlamentar, o Banco do Brasil é a única instituição com acesso direto à folha de pagamento dos servidores estaduais e estaria usando essa vantagem para oferecer produtos como antecipação de 13º salário e férias com desconto direto em conta, fora da estrutura dos consignados — o que possibilita a cobrança de juros mais altos que os praticados legalmente. “É um privilégio de mercado que tem sido usado contra o servidor. Muitos foram induzidos a contratar dívidas sem sequer entender os termos, taxas ou valores finais”, declarou Wilson.
Durante audiência pública realizada na Assembleia, Wilson afirmou que as investigações revelam indícios graves de descontrole e omissão por parte dos bancos, que estariam explorando um sistema frágil e mal regulado para lucrar às custas do funcionalismo. Ele reforçou que relatos e documentos recebidos indicam que milhares de servidores firmaram contratos sem acesso a informações básicas, como valor total da dívida ou o número de parcelas.
O deputado também vai apresentar um segundo requerimento para convocar a secretária adjunta do Procon, Cristiane Vaz dos Santos Souza, com o objetivo de levantar e divulgar as principais denúncias recebidas pela entidade sobre o tema.
Wilson classificou a situação como “um dos maiores esquemas de endividamento em massa já vistos em Mato Grosso” e afirmou que os próximos passos da Assembleia serão “decisivos para responsabilizar os bancos envolvidos”.