O senador Esperidião Amin (Progressistas-SC), membro da comitiva de parlamentares que está em Washington para negociar uma alternativa ao "tarifaço" imposto por Donald Trump, disse que chegou o momento de o presidente Lula (PT) ligar para o presidente dos EUA. A tarifa de 50% para os produtos brasileiros começa a valer em 1º de agosto.
“Até uma reação hostil ou de indiferença de Trump à iniciativa de Lula será benéfica para ele! O Lula não tem nada a perder. Só a ganhar”, defendeu Amin.
A comitiva formada por oito senadores governistas e da oposição chegou aos EUA neste sábado (26). Até a próxima quarta-feira (30), eles têm encontros com líderes empresariais, parlamentares americanos e representantes da sociedade civil.
Trump anunciou que taxaria o Brasil em retaliação ao tratamento dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro, seu aliado. Ele é réu em uma ação penal que apura uma tentativa de golpe de estado em 2022.
O presidente dos EUA chamou o processo contra Bolsonaro de "caça às bruxas" e foi acusado por senadores democratas de "abuso de poder" por tentar interferir na justiça brasileira.