Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

29 de Outubro de2025


Área Restrita

Política Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025, 17:07 - A | A

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025, 17h:07 - A | A

"EXECUÇÕES SUMÁRIAS"

PT Mato Grosso emite nota de repúdio a chacina no Rio de Janeiro

O partido ainda detonou o governador Cláudio Castro por se recusar a apoiar a votação da PEC da Segurança, estacionada no Congresso

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Mato Grosso divulgou uma nota de repúdio à Operação Contenção, megaoperação das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro que resultou em pelo menos 119 mortes. A ação teve como alvo integrantes do Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital fluminense. O partido classificou o episódio como "desumano" e "desproporcional". 

A ofensiva mobilizou 2,5 mil agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro, com o objetivo de cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão em uma área de aproximadamente 9 milhões de metros quadrados.

"Essa tragédia escancara a falência de uma política de segurança baseada na violência, que insiste em substituir inteligência, investigação e prevenção social por execuções sumárias e operações midiáticas", cita trecho do documento publicado nesta quarta-feira (29). 

O PT repudia tragédias humanas para fins políticos

A operação ganhou repercussão internacional após a divulgação de imagens de moradores do Complexo da Penha transportando cerca de 55 corpos até a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas. 

O PT detonou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), por recusar apoio a votação da Proposta de Emenda à Constituição 18/25, a PEC da Segurança Pública, que remodela o sistema de segurança pública atual e está parada no Congresso. Segundo a nota, o posicionamento de Cláudio Castro "causa ainda mais indignação". 

"O PT de Mato Grosso repudia qualquer tentativa de instrumentalizar tragédias humanas para fins políticos e alerta para a possibilidade de que ações como essa sejam usadas para desestabilizar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem recolocando o Brasil no caminho da justiça social, do crescimento econômico e da credibilidade internacional", destacaram. 

LEIA NOTA DE REPÚDIO DO PT MATO GROSSO

"O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso manifesta seu mais profundo repúdio à chacina ocorrida ontem (28), no Rio de Janeiro, que resultou na morte de mais de uma centena de pessoas, entre civis, policiais e supostos criminosos.

Sob o pretexto de combater o crime organizado, o que se viu foi uma ação desumana e desproporcional, marcada por abuso de autoridade e desprezo pela vida, sobretudo das populações mais vulneráveis. Essa tragédia escancara a falência de uma política de segurança baseada na violência, que insiste em substituir inteligência, investigação e prevenção social por execuções sumárias e operações midiáticas.

Causa ainda mais indignação o fato de o governador do Rio de Janeiro ter se recusado a apoiar a PEC da Segurança Pública, uma proposta de emenda constitucional que busca fortalecer as forças de segurança dos estados com integração, tecnologia e respeito aos direitos humanos.

O PT de Mato Grosso repudia qualquer tentativa de instrumentalizar tragédias humanas para fins políticos e alerta para a possibilidade de que ações como essa sejam usadas para desestabilizar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem recolocando o Brasil no caminho da justiça social, do crescimento econômico e da credibilidade internacional.

Reafirmamos nosso compromisso com a defesa intransigente da vida, dos direitos humanos e da democracia. O país precisa de paz, educação, emprego e oportunidades, e não de mais violência".

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]