O governador Mauro Mendes (União Brasil) dará início ao diálogo com o Progressistas para alinhar os próximos passos após ser formalizada a federação entre os partidos, chamada de UP. Segundo Mauro, neste primeiro momento, a prioridade é manter a "boa convivência" com o PP. Embora evite antecipações, a formação de chapas para 2026 também será abordada na reunião. A expectativa é que a aliança impulsione a chapa ao Congresso, fazendo mais cadeiras que em 2022, quando o União elegeu dois deputados federais.
"É dialogar. A política demanda diálogo, ela demanda você compreender as diferenças que existem. Dentro dos partidos, você tem pessoas que representam vários segmentos e pensamentos dentro da sociedade. E, dentro do partido político, vamos ampliar isso", falou o governador à imprensa nesta quarta-feira (30).
Nas eleições de 2024, o União Brasil elegeu o maior número de prefeitos em Mato Grosso. A sigla concorreu em 93 dos 142 municípios do estado e venceu em 60. Os prefeitos e vereadores formam a base da federação. Mauro ressaltou que o estreitamento da relação do UB com os prefeitos do PP e disse que eles também serão convocados para conversar.
"Agora, novos prefeitos estão dentro dessa federação. Embora eu já dialogasse com todos, vamos dialogar com os deputados e líderes do partido Progressista. Nós já fazíamos isso, eu não vejo, assim, grandes mudanças porque o diálogo e a boa convivência nós já praticamos há muito tempo", disse Mendes.
A federação UP será presidida pelo governador Mauro Mendes. Ele tem defendido a liderança do grupo pelo União Brasil em decorrência ao contingente de prefeitos, deputado estaduais e federais que o partido mantém em seu arcabouço, sobrepondo o capital político do PP que tem apenas uma cadeira na Assembleia Legislativa e nenhuma em Brasília.