Os usuários do transporte coletivo na Capital aprovaram a iniciativa de Tarifa Zero, neste feriado de 1º de maio. Apenas nesta quinta-feira, 27.722 passageiros usufruíram do transporte coletivo de graça em Cuiabá.
Os dados contabilizados superaram em 11,62% o fluxo em comparação ao feriado do Dia do Trabalhador em 2024, que também teve a gratuidade nas catracas.
De acordo com a Gestão Municipal, o resultado do primeiro dia de Tarifa Zero servirá para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) nortear o número de ônibus para atender o fluxo de pessoas em outras datas.
O prefeito Abilio Brunini, a primeira dama e vereadora Samantha Iris e vários parlamentares fiscalizaram a opoeracionalidade do transporte durante o feriado em uma viagem que percorreu da Estação Bispo ao bairro Tijucal.
Segundo a vice-prefeita e titular da Semob, coronel Vânia Rosa, o benefício amplia o direito de ir e vir, permitindo que mais pessoas aproveitem momentos de lazer, convivência familiar e acesso a espaços públicos.
“Tivemos um aumento expressivo de pessoas aproveitando o feriado. É um avanço para a gestão municipal e principalmente para os usuários do transporte coletivo que poderão curtir mais os espaços públicos, visitar amigos, familiares e conhecer lugares que ainda não conhecem”, afirmou a seccretária.
Além do impacto social, a medida também oferece subsídios técnicos para aprimorar o serviço. De acordo com o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib, o uso do cartão transporte, necessário para acessar a gratuidade, permite monitorar a demanda real de passageiros, fator que contribui para a definição do número adequado de ônibus em operação nos dias específicos de gratuidade.