O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, neste sábado (25), o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Nacional da Malásia (UKM). A honraria reconhece a contribuição do chefe do Executivo brasileiro na área de Filosofia, Desenvolvimento Internacional e Sul Global.
Durante a cerimônia, em Kuala Lumpur, Lula fez um discurso voltado a temas como desigualdade social, política internacional e meio ambiente. Ele defendeu mudanças no Conselho de Segurança da ONU e citou a crise humanitária em Gaza.
Segundo Lula, a juventude tem demonstrado indignação diante da fome e de conflitos no mundo. “A juventude está indignada com o fato de que 673 milhões de seres humanos ainda dormem com fome. Universidades no mundo inteiro têm levantado suas vozes contra a brutalidade do genocídio em Gaza e a falta de ação que impede a criação do Estado Palestino”, afirmou.
O presidente também criticou medidas tarifárias adotadas por outros países, citando como exemplo as taxas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Para ele, tarifas não devem ser usadas como forma de pressão política. Lula destacou ainda o papel do Brics na construção de um cenário global mais equilibrado e multipolar.
A declaração ocorre às vésperas de um possível encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a 47ª Cúpula da ASEAN, que acontece neste fim de semana na Malásia. A reunião ainda não foi confirmada oficialmente pelos dois governos, mas pode ocorrer neste domingo (26).














