Sexta-feira, 18 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,54 | EURO R$ 6,44

18 de Julho de2025


Área Restrita

Política Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 16:38 - A | A

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 16h:38 - A | A

Ministra do Meio Ambiente

'Lei está sendo decepada', diz Marina Silva após flexibilização do licenciamento ambiental

Projeto de lei foi aprovado pelo Congresso Nacional na madrugada desta quinta-feira, 17

Redação Terra

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, afirmou nesta quinta-feira, 17, que o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional nesta madrugada, 17, que flexibiliza o licenciamento ambiental, está "decepando" a legislação brasileira. 

"A lei não está sendo mudada, como é natural em uma democracia, para gerar aperfeiçoamentos que levem a ganhos ambientais, econômicos e sociais. A lei está sendo decepada", declarou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.Agora, cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar ou não a proposta, além de analisar a possibilidade de vetar ao menos trechos do texto. O projeto é chamado pelos ambientalistas de "PL da devastação". 
O texto foi aprovado por 267 votos favoráveis e 116 contrários em sessão realizada na madrugada desta quinta-feira depois que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), liberou os parlamentares para votação online. 

O projeto, que tramita há mais de 20 anos, cria uma nova modalidade de licenciamento ambiental chamada Licença Ambiental Especial (LAE). Será necessária a realização de um estudo de impacto que a construção ou a obra causarão no meio ambiente, mas de uma maneira menos "burocrática" do que é atualmente.

O prazo máximo para que uma autorização saia, com a flexibilização, é de um ano, ou seja, mais rápido do que um licenciamento normal exige atualmente. O PL tem sido duramente criticado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), mas ganhou apoio das pastas de Agricultura e Minas e Energia. 

O texto já havia sido aprovado no Senado Federal em maio deste ano, com a justificativa de que a flexibilização "simplifica" atividades consideradas de menor impacto no meio ambiente. No entanto, tanto o MMA quanto ONGs do setor alegam que o projeto é uma "afronta à Constituição". 

 

Fonte: Redação Terra

https://www.terra.com.br/planeta/meio-ambiente/lei-esta-sendo-decepada-diz-marina-silva-apos-flexibilizacao-do-licenciamento-ambiental,54105426f581997caea52dbc34af7dd4wdcetl5q.html?utm_source=clipboard

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]