Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,42 | EURO R$ 6,30

25 de Agosto de2025


Área Restrita

Política Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025, 16:49 - A | A

Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025, 16h:49 - A | A

"ÚNICO CAMINHO"

Janaina Riva defende pena de morte após assassinato brutal de fonoaudióloga

A deputada estadual apontou que o endurecimento das penas a partir do pacote antifemincídio não basta para conter a violência contra a mulher

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) defendeu a regulamentação da pena de morte e prisão perpétua ao comentar o assassinato da fonoaudióloga Ana Paula Abreu, de 33 anos. Riva acentuou que o endurecimento das penas não é suficiente e as medidas são o único caminho para coibir a violência contra a mulher.  

A Polícia Civil prendeu o namorado da vítima, Lucas França Rodrigues, de 22 anos, como suspeito. O jovem enviou fotos do corpo da companheira para a cunhada e o irmão, ao, supostamente, esfaqueá-la neste domingo (24), em Sinop (480 km de Cuiabá).

LEIA MAIS: Suspeito mandou foto de namorada morta para cunhada e irmão 

Janaina, atual presidente da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa (ALMT), lembrou que quatro dias antes do crime, Ana Paula compartilhou uma homenagem ao namorado e ressaltou que a violência "não tem cara". 

"Infelizmente, o feminicida, o assassino, ele não tem cara, não tem classe social, não tem cor. Nós, mulheres, precisamos entender que a partir do momento que tem uma agressão verbal, física, que existia violência financeira, psicológica, não está certo e é preciso denunciar para que possamos rastrear as mulheres que estão em maior vulnerabilidade e risco de violência", falou Janaina Riva em vídeo no Instagram. 

A deputada citou o Anuário de Segurança do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBS) que aponta Mato Grosso como o estado com a maior taxa de feminicídios. De acordo com o balanço, em 2024, foram 2,5 mortes a cada 100 mil mulheres. Nacionalmente, a taxa é de 1,4 mortes a cada 100 mil mulheres.

Recentemente, o estado fez história após o pacote antifeminícidio apresentado pela senadora Margareth Buzetti (PSD) ser aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente Lula (PT). O projeto de lei alterou o Código Penal, elevando de 30 para 40 anos o período máximo de reclusão para condenados por feminicídio. Porém, Janaina Riva acredita que a revisão da lei não é o bastante.

LEIA MAIS: Buzetti destaca que chacina de Sorriso inspirou leis mais duras contra feminicídio

"As penas mais duras não têm resolvido. Nós precisamos diuscutir a pena de morte e a prisão perpétua no Brasil. Não tem mais outro caminho para barrar os crimes contra as mulheres no nosso país e, especialmente, no nosso estado", finalizou. 

VEJA VÍDEO

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]