Terça-feira, 12 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,45 | EURO R$ 6,33

12 de Agosto de2025


Área Restrita

Política Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025, 17:31 - A | A

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025, 17h:31 - A | A

MOEDA DE TROCA

Janaina Riva abre espaço para Emanuelzinho compor diretoria do MDB

A secretária-geral tenta evitar o esvaziamento do partido após a saída do ex-prefeito Emanuel Pinheiro

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

A secretária-geral do diretório do MDB em Mato Grosso, a deputada estadual Janaina Riva, disse que conversou com o deputado federal Emanuelzinho (MDB) e ele sinalizou a tendência de permanecer no partido, não acompanhando o pai, o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que deixou a sigla para se filiar ao PSD do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD). No encontro, o deputado afirmou ter interesse em compor a nova formação da mesa diretora. Após a saída de Emanuel Pinheiro, Janaina afirmou que o deputado federal será atendido, demonstrando o interesse do partido em mantê-lo.  

LEIA MAIS: Emanuel oficializa saída do MDB e se filia ao PSD de Fávaro: "virada de página"

"Ele me disse que ainda não tem uma definição sobre o assunto, mas que gostaria de fazer parte da executiva do partido. Então, obviamente, é um deputado federal, o pedido dele será atendido e ele vai ficar na diretoria executiva do partido, vai fazer parte da executiva", falou Janaina Riva na sexta-feira (8) em evento do MDB na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). 

Reprodução

Francisco Faiad e Emanuelzinho

O presidente do diretório do MDB em Cuiabá, Francisco Faiad, à direita, e o deputado federal Emanuelzinho à esquerda

O MDB também deseja manter o advogado e atual presidente do diretório da sigla em Cuiabá, Franscisco Faiad. Janaina falou que o advogado foi convidado para continuar caminhando com o partido. Mas reconhece que essa permanência depende da decisão de Emanuelzinho. Caso o deputado federal repense sua filiação e siga os passos do pai para o PSD, a tendência é que Faiad faça o mesmo. 

"Pois é, o Faiad já está convidado a permanecer, eu acredito que ele também vai ficar no partido, tem uma história no partido. Ou também pode esperar o Emanuelzinho porque hoje é quem tem mandato na família. Eu não tenho ainda certeza sobre isso", falou Riva. 

De acordo com Janaina, os olhos dos caciques do MDB estão inclinados às articulações das executivas em MT. Segundo ela, o partido vai fechar mesas nos 142 municípios do estado, sendo que parte serão comissões provisórias. A secretária-geral ressaltou que o partido corre contra o tempo pois o prazo limite para formalizar os nomes a nacional é 21 de agosto. Depois de definir as executivas, a nova diretoria vai sentar individualmente com os emedebistas com mandato para entender como ficará o partido, quem pedirá carta de desfiliação e aqueles que irão deixar o grupo.

"Primeiro a gente vai discutir a executiva e depois a gente vai para as municipais. Se a gente fizer o inverso, aí a gente não dá conta de até dia 21 para poder sanar todos os diretórios municipais e provisórios municipais", concluiu Riva.

LEIA MAIS: Janaina tenta contornar saída de Juarez do MDB, mas deputado fica 'off' para tratar saúde

 

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]