O vereador por Várzea Grande, Samir Japonês (PL), deu nota 7 à prefeita Flávia Moretti (PL). Em entrevista ao HNT TV, Samir, que é líder de Moretti na Câmara, reconheceu falhas na gestão quanto às entregas e apontou mudanças no secretariado como a alternativa mais acertada para melhorar a prestação de serviços.
LEIA MAIS: HNT TV: "Flávia tem caneta, mas Tião capitaneou time", pondera Samir Japonês
"Precisamos trocar secretários para melhorar o atendimento. Estamos trabalhando para melhorar a arrecadação, acredito que se a gente fosse dar uma nota seria mediana, uma nota 6,5 ou 7 para as entregas", avaliou o vereador ao podcast.
Samir é ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia. O primeiro suplente do PL foi exonerado para assumir como vereador, no lugar de Lucas do Chapéu do Sol (PL), contemplado com a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. A movimentação ocorreu no fim de março, em meio a crise de Flávia com a Câmara.
Ao ser diplomado no Legislativo, Japonês foi nomeado líder da prefeita que deu a ele a missão de selar a paz com os vereadores da oposição e o presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira (MDB), que pressionava Flávia para autorizar a mudança da sede da Casa de Leis.
O líder do governo disse que a falta de experiência política da prefeita puxou a tensão, porém, com diálogo ele conseguiu convencê-la que era preciso ceder em alguns pontos para ter uma moeda de troca em futuras negociações.
"Tenho muita cautela pois temos muitos problemas para serem resolvidos. Mas a partir do ano que vem a cidade vai melhorar bastante", espera o vereador.
FLÁVIA TEM APROVAÇÃO ALTA, MAS SERVIÇOS SÃO CRITICADOS
Uma pesquisa do Instituto Tracking ao Hipernotícias apontou que 61% da população de Várzea Grande aprova a gestão de Flávia. Enquanto 31% desaprova a atual administração. O abastecimento de água foi identificado como um dos gargalos da gestão. A pesquisa aponta que 36% acreditam que melhorou o abastecimento de água oferecido pelo Departamento de Água e Esgoto (DA/VG), para 42,2% o serviço piorou. Enquanto que para 20,8% continua a mesma coisa.
LEIA MAIS: Flávia obtém 61% de aprovação nos primeiros 4 meses, mas serviços ainda não convencem
Na coleta de lixo, 34,8% acreditam que melhorou, 32,5% que piorou e 32,2% que continua na mesma.
Enquanto que no atendimento oferecido pelas unidades básicas de saúde, acreditam que o serviço melhorou 33,8%, para 24,2% piorou, 26,8% acreditam que continua igual, e 15,2% não souberam responder.
No serviço de limpeza urbana, para 31,8% melhorou, 32,3% piorou e 33,8% continua igual.