O vereador por Várzea Grande, Samir Japonês (PL), avaliou ao HNT TV que o ex-prefeito Kalil Baracat (MDB) fez um "bom trabalho" construindo três Estações de Tratamento de Água (ETA) em seu mandato, porém, apontou que a gestão da prefeita Flávia Moretti (PL) ainda enfrenta problemas com a reservação. Segundo Samir, a estrutura do Departamento de Águas e Esgoto (DAE) está sucateada e Moretti não tem dinheiro em caixa para investir.
LEIA MAIS: HNT TV: Flávia e vereadores têm buscado alinhamento, afirma Samir Japonês
Japonês é líder de Flávia na Câmara e falou que a prefeita convocou a base para apresentar a situação econômica. Conforme ele, o Município tem um déficit de R$ 400 milhões somente em contas atrasadas com a Energisa. O vereador explicou que consumo alto de energia se deve ao uso de bombas para distribuir a água tratada.
"O Kalil fez um bom trabalho. A gente tem que admitir que ele fez um bom trabalho na captação. Só que você precisa reservar a água. Se estoura uma bomba - e isso é frequente, mesmo com as bombas novas, trabalhando 24 horas, elas dão problema -, você consegue até você consertar essa bomba, você consegue distribuir a água, mas nós estamos fazendo um reservatório de milhões de litros de água e ela tem buscado ver se consegue essa parceria", falou o vereador.
LEIA MAIS: HNT TV: Samir Japonês dá nota 7 para Flávia MorettI; veja vídeo
Para sanear esse problema, a única solução é a modernização da rede, de acordo com Samir Japonês, refazendo toda a estrutura, uma possibilidade inacessível para a gestão neste momento.
"São bombas muito grandes, muito, muito, muito grandes mesmo. E aí se você estraga uma bomba dessa, você tem que ter uma reservação grande até você conseguir consertar e o próprio reservatório distribuir essa água. Mas, realmente, é muito vazamento, a rede é muito antiga, precisa ser refeita praticamente", pontuou.
LEIA MAIS: HNT TV: "Flávia tem caneta, mas Tião capitaneou time", pondera Samir Japonês
VEJA VÍDEO