Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

16 de Fevereiro de2026


Área Restrita

Política Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026, 17:58 - A | A

Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026, 17h:58 - A | A

A CHAMOU DE ‘MENTIROSA’

Flávia Moretti exonera esposa de Samir Japonês e faz "limpa" em VG

Prefeita reage à derrubada de 18 vetos pela Câmara Municipal e demite indicados de vereadores da oposição.

Conteúdo Hipernotícias
DA REDAÇÃO

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), oficializou a exoneração de Marcia Alessandra Garcia Magalhães do cargo de assessoria especial no Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG). Marcia é esposa do suplente de vereador Samir Katumata, o "Japonês", antigo aliado que rompeu com a gestão após chamar a prefeita de “mentirosa” em plenário.

A demissão, oficializada nesta segunda-feira (16) com efeitos retroativos a sexta-feira (13), é o desdobramento de um embate público iniciado no final de 2025.

Na ocasião, Samir, que ocupava temporariamente uma cadeira na Câmara Municipal, utilizou a tribuna para criticar a prefeita, classificando-a como mentirosa em meio a cobranças sobre a crise no DAE.

Na época, Moretti classificou a fala de Japonês como um episódio de violência política de gênero. E em entrevista recente afirmou que o caso ainda era uma “ferida não curada”.

Questionado sobre a saída da esposa do cargo, Samir limitou-se a dizer ao HNT: “Faz parte, o jogo é jogado”.

"LIMPA" NO EXECUTIVO 

Em uma clara reação ao que está sendo chamado de "declaração de guerra" entre os Poderes, a prefeita Flávia Moretti iniciou uma série de exonerações em massa de cargos de confiança ligados à base oposicionista na Câmara Municipal.

A medida seria uma retaliação direta à sessão extraordinária da última terça-feira (10), na qual os vereadores, liderados pelo presidente Wanderley Cerqueira (MDB), impuseram um revés histórico à prefeitura ao rejeitar 18 vetos orçamentários.

Mais de 30 cargos estratégicos nas secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Governo foram alvos dos cortes de Moretti.

Entre os exonerados estão coordenadores e gerentes de unidades de saúde, secretários escolares e assessores jurídicos vinculados ao "núcleo duro" dos parlamentares.

A prefeita ainda cogita buscar o Judiciário contra a derrubada dos vetos, alegando que a decisão da Câmara inviabiliza o planejamento orçamentário e o manejo de contas do município.

LEIA MAIS:  "Ferida não curada", Flávia cobra ação do PL contra Samir Japonês; assista 

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]