Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,65 | EURO R$ 6,37

09 de Maio de2025


Área Restrita

Política Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 13:20 - A | A

Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 13h:20 - A | A

Livre comércio

Em reunião em Moscou, Lula critica política de taxação de Trump e reforça parceria com Putin

Presidente brasileiro teve um breve diálogo, com auxílio de tradutores, com o presidente russo

Davi Valadares

Terra

Foto-UOL

 

Em reunião com Lula, Putin diz que Força Expedicionária Brasileira ‘contribuiu muito’ na 2ª guerra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na abertura de uma reunião bilateral com o mandatário russo Vladimir Putin, no Kremlin, em Moscou, nesta sexta-feira, 9.

Os mandatários tiveram um breve diálogo, com auxílio de tradutores, durante o jantar oferecido por Putin a diversos chefes de Estado, entre eles o líder chinês, Xi Jinping, com quem Lula se reunirá na próxima semana em Pequim.

“As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos de taxação de comércio com todos os países do mundo de forma unilateral joga por terra a grande ideia do livre comércio”, afirmou Lula.

O presidente brasileiro disse ainda que essas medidas unilaterais jogam por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e jogam por terra muitas vezes o respeito à soberania dos países.

Parceria com a Rússia

Durante o encontro, Lula afirmou que o governo brasileiro tem interesse na construção conjunta de pequenas usinas nucleares com a Rússia, mencionando um projeto de energia já levantado anteriormente.

“O Brasil tem interesses políticos, interesses comerciais, interesses culturais, interesses científicos e tecnológicos com a Rússia [...] Temos interesse em discutir sobretudo a área energética. Temos muito interesse em estabelecer a relação com a Rússia nas pequenas usinas nucleares", disse Lula.

O tema já havia surgido durante visita do ministro das Relações Exteriores da Rússia ao Brasil, Sergei Lavrov, em 2023, e faz parte de uma proposta do Ministério de Minas e Energia de criar uma rede de pequenos reatores nucleares para fornecimento de energia e aumentar a exploração da reserva de urânio que o Brasil possui.

Durante a visita de Lavrov, o chanceler russo prometeu que a Rússia iria ampliar a cooperação com o Brasil nessa área. Já existe entre os dois países um acordo de fornecimento de urânio enriquecido para as usinas nucleares de Angra, de acordo com a estatal russa de energia nuclear Rosatom.

Lula está em Moscou para participar das comemorações russas do Dia da Vitória, em homenagem aos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Além de Putin, Lula terá uma reunião bilateral com o presidente da Eslováquia, Robert Fico.

Fonte: Redação Terra

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]