O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes filiou-se nesta quarta-feira (22) ao PSDB. No mesmo evento, realizado nesta manhã, o ex-senador Tasso Jereissati, também do PSDB, anunciou que Ciro assumirá a presidência estadual do partido no Ceará. A presidência do PSDB em Fortaleza ficará a cargo do ex-prefeito José Sarto, que também se filiou ao partido durante o evento.
Ao assinar a ficha de filiação, Ciro fez acenos a ex-adversários políticos, como o deputado federal André Fernandes e o ex-deputado Capitão Wagner, do União Brasil. Relembrando seu passado eleitoral, Ciro destacou que o diálogo pode ajudar a unir os nomes da oposição ao governo estadual para a disputa eleitoral do próximo ano.
Vale lembrar que Ciro Gomes já havia sido filiado ao PSDB na década de 1990, período em que teve desentendimentos justamente com Tasso Jereissati. Essas divergências estavam relacionadas a críticas feitas por Ciro ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a questões internas do partido, o que levou ao rompimento.
No entanto, com a recente insatisfação de Ciro em relação ao PDT, partido do qual anunciou saída no último fim de semana, e também com o governo federal, antigas pontes foram reabertas. O PSDB enxerga nessa reaproximação uma oportunidade para resgatar o engajamento em torno do nome de Ciro.
Sobre a possibilidade de candidatura de Ciro para o próximo ano, ainda não há nada confirmado. Contudo, Tasso Jereissati sugeriu que a presença de Ciro no partido fortaleceria o PSDB para uma eventual candidatura em 2026.