O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), Allan Kardec (PSB), negocia a instalação de escritório no Parque Tecnológico de Várzea Grande da multinacional da Índia, Tech Mahindra. Kardec está em missão internacional no país que integra o BRICS junto com o Brasil e fez reunião com o CEO da empresa, gigante da indústria tecnológica que registrou receita de US$1,55 bilhão no primeiro trimestre de 2025.
O diretor-presidente do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Rafael Bastos, também acompanhou a agenda. Bastos destacou que o hub de inovação no Chapéu do Sol tem como foco o fomento da pesquisa e tem como diferencial a parceria inédita com a Lenovo para a implementação do primeiro supercomputador de microclima do país. O diretor adiantou a iniciativa no HNT TV Entrevista, assista aqui ao episódio do podcast.
"Acabamos de finalizar uma reunião e fazer um convite para que a Tech Mahindra tenha um espaço no escritório do Parque Tecnológico e comece a fazer esse trabalho entre os países, principalmente, Mato grosso. Estamos com nossos prefeitos e o que a gente tem é agradecer essa corrida", disse Allan Kardec após a rodada de negócios.
O diretor global de serviços de nuvem e infraestrutura da Tech Mahindra, Saket Singh, mencionou a aliança comercial entre os países e sinalizou que a possibilidade do escritório em VG será estudada.
"Gostei de ter todos é uma honra. Brasil e Índia, tenho certeza de que devemos ser capzes de fazermos algo juntos", afirmou Saket Singh.
Conforme Bastos, as empresas que se instalarem no Parque Tecnológico de VG terá concessão de até 30 anos para manter suas atividades.
A agenda na Índia foi construída pelo governo de Mato Grosso com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Indo Brasileira (CCIIB) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
VEJA VÍDEO