O prefeito licenciado de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), encerrou o primeiro dia de sua viagem à Ásia, nesta segunda-feira (27), com registros inusitados e cheios de referências culturais mato-grossenses. Em vídeos publicados nas redes sociais, o prefeito apresentou o humorista Thyago Mourão, criador do personagem Xô Dito, como exemplo de “música regional”, e ainda tietou o jogador cuiabano Rikelme, que atua no Shabab Al-Ahli, clube de futebol de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Nos historys, Abilio exibiu um vídeo no YouTube com o personagem Xô Dito interpretando “Morena do Baguncinha”, ao som da tradicional viola de cocho, instrumento típico da cultura pantaneira. O prefeito ainda marcou o humorista na publicação
Em outro vídeo, ao lado do jogador Rikelme e do secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, Abilio destacou o talento do atleta cuiabano. “Grande jogador de Cuiabá, do Praeirinho”, afirmou o prefeito, pedindo em seguida que o atleta autografasse uma camiseta do time árabe com a inscrição: “do Praeirinho para o mundo”.
Ainda na companhia do prefeito de Campos do Jordão (SP), Rodrigo Paiva, Abilio encerrou a noite com bom humor: “Vamos fechar o dia com Lambadão!”. O fuso horário de Dubai, oito horas à frente de Cuiabá, explica o fato de as postagens feitas por Brunini no início da tarde (horário local) coincidirem com o fim da noite no país asiático.
IRONIA
O momento de leveza entre Abilio e o personagem Xô Dito carrega uma dose de ironia política. Há pouco mais de um mês, o prefeito tentou processar o humorista Thyago Mourão por se sentir ofendido com postagens nas redes sociais que, segundo ele, ultrapassavam os limites da sátira política.
Abilio chegou a pedir indenização de R$ 40 mil por danos morais, mas desistiu da ação judicial. As publicações contestadas utilizavam montagens criadas por inteligência artificial, criticando o prefeito após o episódio de vistoria surpresa na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), então comandada pela vice-prefeita Vânia Rosa (Novo).
Nos bastidores, aliados do prefeito avaliam que o tom leve adotado por Abilio em Dubai não é apenas casual. O movimento tem sido interpretado como parte de uma estratégia de “soft power”, voltada a humanizar sua imagem e reduzir o desgaste político acumulado com o tom combativo adotado em discursos, em especial os que atacam pessoas e ações consideraas de esquerda.
VEJA VÍDEO














