O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que grupo de ambulantes ligados ao ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) têm estimulado a ocupação irregular de praças e parques. Abilio falou que os mobilizadores foram identificados e são monitorados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. O prefeito reiterou que serão concedidas permissões provisórias a parte dos ambulantes que atuam na Capital após a Câmara aprovar mensagem encaminhada pelo Executivo.
"A gente já sabe quem são os ocupantes. Temos registros fotográficos, temos histórico de tudo isso e sabemos quais são as ocupações, tem até um grupo estimulando novas ocupações. Esse grupo que estava com o antigo prefeito, não adianta fazer isso, nem fazer videozinho para a internet que não terá direito a novas ocupações", falou o prefeito à imprensa na sexta-feira (9).
LEIA MAIS: Abilio oferece bancas temporárias, mas alerta: "Não premiaremos invasão de calçadas"
Abilio tocou na pauta dos ambulantes após o Ministério Público (MPMT) notificar a Prefeitura. A partir da sinalização do órgão, a Ordem Pública lançou o programa "Ambulantes em Ordem" intensificando a fiscalização. Agentes da secretaria têm visitado as bancas e listado quais comerciantes tem licença para atuar. Aqueles que vendem produtos com notas e devida procedência serão autorizados a permanecer. Produtos falsificados serão apreendidos e os ambulantes impedidos de trabalhar.
"Vamos pegar o histórico que eles têm e fazer um termo de permissão provisória assim que a legislação for aprovada na Câmara", se comprometeu o prefeito.
A região central e o Parque das Águas são os dois pontos de ação principal da Prefeitura neste primeiro momento. Segundo a Ordem Pública, 120 ambulantes já foram notificados.