Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), prenderam seis pessoas e apreenderam máquinas utilizadas em atividades ilegais nas cidades de Novo Mundo e Brasnorte. Entre os materiais recolhidos estão uma escavadeira hidráulica, um trator, dois caminhões, uma motosserra e cerca de 25 metros cúbicos de madeira.
Na zona rural de Novo Mundo, durante a Operação Amazônia, as equipes identificaram, por meio de imagens de satélite da plataforma Mais Brasil da Polícia Federal, uma área de exploração mineral irregular. O serviço de georreferenciamento e inteligência foi realizado pela equipe da Agência Local de Inteligência (ALI) do BPMPA.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
No local, os policiais constataram supressão de vegetação e sinais de extração mineral. Foi encontrado um barraco de lona que servia de base do garimpo, além de dois maquinários escondidos, um motor estacionário, um gerador de energia e outros equipamentos de apoio às atividades ilegais. Durante as buscas, três homens foram localizados, incluindo um que se identificou como gerente operacional.
Já em Brasnorte, após denúncia de desmatamento monitorada também por satélite, os militares flagraram um homem utilizando uma motosserra, além de um trator e dois suspeitos conduzindo caminhões carregados com madeira. Um dos envolvidos afirmou não possuir licença para a atividade, enquanto outro se apresentou como proprietário dos veículos e disse ter sido contratado para a extração.
Os seis detidos foram encaminhados às delegacias das respectivas cidades. Toda a madeira apreendida e os maquinários foram entregues às secretarias municipais. Segundo a Polícia Militar, os autos de infração e multas ambientais ainda estão em fase de confecção, uma vez que a ocorrência segue em andamento.
A corporação reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas anonimamente pelos telefones 190 ou 0800-065-3939.