Policiais civis do Rio de Janeiro deflagraram, nesta terça-feira (30/9), uma operação para desarticular um esquema criminoso, milionário, responsável por furto de petróleo em dutos da Transpetro. Nesta fase, são cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados na cidade de Duque de Caxias. O prejuízo à estatal é superior a R$ 1,5 milhão.
De acordo com a polícia, as investigações tiveram início em dezembro de 2023 quando as equipes da empresa e agentes da especializada localizaram, em um duto em Queimados, a existência de uma derivação clandestina subterrânea, instalada com mangueiras e válvulas camufladas com concreto e cobertura vegetal. A partir dessa constatação, a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) desencadeou um trabalho investigativo aprofundado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
As diligências revelaram a atuação de um homem e familiares ligados a ele, que utilizavam empresas de fachada, documentos falsificados e veículos registrados em nome de terceiros para manter o esquema. Também foi identificada a participação de um outro comparsa, reincidente em furtos de combustíveis e já investigado em outras operações da DDSD.
Segundo os investigadores, durante as apurações, foram constatadas tentativas de ocultação patrimonial, depoimentos contraditórios e a utilização de caminhões-pipa, automóveis e motocicletas como parte da logística criminosa. Além disso, informações recebidas pelo Disque Denúncia indicaram ainda a utilização de imóveis no bairro Parque Eldorado, em Duque de Caxias, como refinarias clandestinas e pontos de adulteração de derivados de petróleo.
O objetivo da ação é arrecadar documentos, equipamentos, veículos, celulares, mídias eletrônicas e outros objetos que possam comprovar a extensão da atividade ilícita, além de identificar possíveis novos integrantes da rede criminosa. A operação é fruto da cooperação permanente entre a especializada e a Transpetro.