Um homem morador de Cuiabá, que não teve a identidade revelada, foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal, nesta terça-feira (20).
Conforme a PF, a investigação policial identificou que o acusado armazenou diversos arquivos de abuso sexual infantil. Na casa dele, foram apreendidos celulares e outros materiais de interesse para a investigação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O alvo da operação deverá responder por armazenamento de material com abuso sexual de crianças e adolescentes, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Essa é a segunda fase da Operação Gardien, deflagrada para combater o armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL
A Polícia Federal deixou de usar o termo "pornografia infantil" por entender que ele minimiza a gravidade do crime cometido. A comunidade internacional entende que o melhor termo nesses casos é "abuso sexual de crianças e adolescentes", que dá a verdadeira dimensão da violência praticada.
A PF também alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar as crianças sobre as ameaças no mundo físico e na internet.
Entre as principais recomendações, estão:
- Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual;
- Explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura;
- Acompanhar de perto as atividades dos jovens;
- Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador.
Além disso, é importante ensinar as crianças e adolescentes somo agir em casos de contatos inadequados em ambientes virtuais.
















