Dois traficantes, que não tiveram as identidades divulgadas, foram presos no âmbito da segunda fase da Operação Karkinos, deflagrada nesta sexta-feira (6), no município de Campos de Júlio (566 km de Cuiabá). A ação visa desarticular um esquema estruturado de distribuição de drogas com atuação de integrantes ligados a uma facção criminosa na cidade. Ao todo, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Campo de Júlio, Campo Novo dos Parecis e Cuiabá.
De acordo com a investigação, mais de 20 indivíduos participavam da rede criminosa, cuja estrutura e logística foram comprovadas por meio de conversas em grupos de WhatsApp, revelando a utilização de residências femininas como pontos de guarda e movimentação de drogas, com o objetivo de driblar a fiscalização policial e reduzir a suspeita social.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos entorpecentes, balanças de precisão, celulares e anotações relativas à contabilidade do tráfico. Na residência de uma das companheiras de membros da facção criminosa, foram localizadas drogas ilícitas, confirmando sua participação ativa na atividade delituosa.
Conforme o delegado que preside as investigações, Mateus Almeida Oliveira Reiners, todo material apreendido possibilitou as averiguações, sendo fundamental para constatar que mulheres estavam sendo deliberadamente utilizadas pela facção para ocultar, armazenar e transportar entorpecentes.
“A operação é fruto de um trabalho contínuo e articulado da Polícia Civil, com o objetivo de desmantelar redes criminosas que ameaçam a segurança da população. Esta nova fase demonstra o avanço da organização criminosa, que tem empregado mulheres e adolescentes no tráfico de drogas, apostando na menor vulnerabilidade penal e na confiança interpessoal com os líderes do grupo”, completou o delegado.