A Polícia Federal realiza nessa sexta-feira (3), uma nova busca e apreensão na casa do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, em Primavera do Leste. A medida é uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, diante da figura central do lobista na venda de decisões judiciais em tribunais brasileiros, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e tribunais estaduais como o de Mato Grosso (TJMT) e Mato Grosso do Sul (TJMS).
Andreson é vestigado sob a suspeita de liderar um esquema de corrupção que envolvia a compra e venda de decisões judiciais, agindo como intermediário entre advogados/partes e assessores de gabinetes de ministros e desembargadores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
As investigações indicam que ele tinha acesso a minutas de decisões judiciais antes mesmo de serem proferidas publicamente pelos magistrados, o que comprovaria sua influência nos tribunais.
Ele foi preso em novembro de 2024 em uma operação da Polícia Federal e é considerado uma peça-chave no escândalo. A investigação ganhou força após a análise do celular de um advogado assassinado em Cuiabá, Renato Neri, que revelou as conversas sobre a negociação de sentenças.