Policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) fecharam um garimpo ilegal, localizado na zona rural do município de Nova Guarita (a 676 km de Cuiabá), nesta segunda-feira (28). Na ação, quatro motobombas foram inutilizadas e uma espingarda apreendida. É o quarto garimpo a ser fechado em oito dias.
Durante desdobramento da Operação Tolerância Zero e com apoio operacional do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), as equipes identificaram possível ocorrência de crime ambiental em uma propriedade rural do município de Nova Guarita. No local, eles constataram a atividade de extração ilegal de minério, caracterizando garimpo irregular no município.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Em rondas pela região, foram encontrados diversos equipamentos utilizados em atividades de mineração, como motobombas e equipamentos de dragagem. Durante a varredura, próximo a um barraco improvisado no meio da vegetação, foi localizada ainda uma espingarda calibre 36, com um cartucho intacto. Nenhum suspeito foi identificado ou localizado até o momento.
As quatro motobombas foram inutilizadas por impossibilidade de remoção, enquanto a arma de fogo e a munição foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia da Polícia Judiciária Civil de Peixoto de Azevedo.