Domingo, 14 de Dezembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

14 de Dezembro de2025


Área Restrita

Polícia Quarta-feira, 04 de Junho de 2025, 17:50 - A | A

Quarta-feira, 04 de Junho de 2025, 17h:50 - A | A

MÁQUINAS APREENDIDAS

Exploração ilegal de areia e cascalho leva à prisão de pai e filha em MT

Fiscalização constatou a extração ilegal de areia/cascalho, supostamente praticados na propriedade rural, pertencentes à família dos detidos

Conteúdo Hipernotícias

Uma pá escavadeira e uma retroescavadeira, avaliados em mais de R$ 150 mil reais, foram apreendidas pela Polícia Civil em Pontes Lacerda (444 km de Cuiabá). A apreensão foi realizada na última sexta-feira (30), após investigação policial que identificou a reiteração da conduta predatória por parte dos responsáveis pela área degrada. Pai e filha, de 63 e 32 anos, respectivamente, foram detidos e conduzidos à delegacia e devem responder por crime ambiental.

A investigação apurou que os responsáveis pela área, situada na zona rural de Pontes e Lacerda, estavam descumprimento o embargo ambiental já imposto anteriormente pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sema), em 2021. Na ocasião, a fiscalização constatou a extração ilegal de areia/cascalho, supostamente praticados na propriedade rural, pertencentes à família dos detidos. Em razão disso, a área foi interditada e os responsáveis multados.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

 
 

Entretanto, a investigação policial identificou, por meio de imagens de satélite do sistema Brasil M.A.I.S. da Polícia Federal, a continuidade da extração de minerais (areia e cascalho) na propriedade até o corrente ano. Imagens aéreas do Google Earth, datadas de 25 de março de 2023 e 07 de maio de 2025, demonstram a atividade extrativista ilegal e a presença de maquinário (escavadeira) no local. Além da extração mineral, foi observado também o descarte irregular de entulhos diversos na mesma área, com potencial de contaminação do solo e águas subterrâneas.

Diante das evidências, a equipe policial cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, que culminou em novo embargo e na detenção dos responsáveis pela área.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]