Rafael Amorim de Brito, apontado como o assassino do sargento da Polícia Militar Odenil Alves Pedroso, de 47 anos, estava na 'lista vermelha' dos criminosos mais procurados do Brasil ao lado de outros alvos da Polícia de Mato Grosso: Vovozona, Debochada, Batman, Gibi, Azulão, Rapunzel e Tiago Teixeira. A 'cabeça' de Rafael chegou a valer R$ 10 mil. A recompensa passou a ser oferecida pelo governo de Mato Grosso em junho de 2024 para incentivar a captura de Rafael.
LEIA MAIS: Roveri afirma que assassino de sargento da PM ficará preso em área de segurança máxima
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
A lista, chamada de 'Projeto Captura', foi criada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em dezembro de 2025, para ampliar o acesso à informação, viabilizando as prisões.
Rafael foi capturado nesta quarta-feira (7) ao descer o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, para cometer um roubo. Ele estava entre os protegidos do Comando Vermelho na favela.
LISTA VERMELHA
A captura de Rafael reduz para sete o número de criminosos que ainda estão com os pedidos de prisão em aberto. Veja os perfis:
VOVOZONA: Gilmar Reis da Silva fugiu do Centro de Ressocializaçõa Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. A fuga foi facilitada por agentes penais. Vovozona é apontado como chefe do crime do Sul de MT.
DEBOCHADA: A 'musa' do crime, Carolina Gomes de Brito, foi condenada por seis anos de prisão por roubo majorado, registrado em 2019. Ela morava em Cuiabá e agia com os comparsas no interior de MT.
BATMAN: Jonas Souza Gonçalves Júnior é arquiteto e um dos alvos da Operação Rede Money que apura lavagem de R$ 52 milhões em um ano e meio para o Comando Vermelho. O esquema escoava o dinheiro por meio de empresas, uma das quais Jonas atuava com projetos de engenharia.
GIBI: Leonardo Dias de Araújo é alvo de investigações por assassinato, sequestro, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, tortura, ocultação de cádaver e homicídio por motivo futil. A Justiça de MT expediu sete mandados de prisão contra ele. Gibi já foi detido, mas agora está foragido.
AZULÃO: Pedro César de Jesus tem longa ficha criminal e tem oito mandados de prisão em aberto. Além de Azulão, ele também é conhecido pelos apelidos de Azul, Babalu, Cesinha e Gordo.
RAPUNZEL: Marítssa Ingridy da Silva Rodrigues é uma das líderes que comandam o tráfico de drogas em Sorriso (420 km de Cuiabá). Ela também responde por homicídio.
TIAGO TEIXEIRA: Ele responde por lavagem de dinheiro para o crime organizado, associação criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal.
Montagem HNT
A 'lista vermelha' dos criminosos mais procurados de Mato Grosso.

















