Cresce em todo Brasil a busca por destinos rurais ou pela paisagem rural, multiplicando-se as modalidades ou os segmentos do turismo nas regiões. Entre os segmentos explorados se destacam: turismo rural ou agroturismo, ecoturismo de aventura, de gastronomia, de pesca e outros nichos agrícolas de tradição especializados para o turismo. Em Primavera do Leste não é diferente, aqui ocorre através do chamado turismo de natureza ou de aventura.
Conforme o secretário de Cultura Wanderson Lana, investir em turismo desta natureza pode impactar diretamente a vida financeira da cidade. “Ligar as belezas que já tem e criar um circuito. São ações robustas que vai impactar a cidade financeiramente. Hoje a maior força de Primavera do Leste é o turismo de negócio, que sempre deixa os hotéis lotados e movimentam a economia. Porém, existe também o turismo de natureza e outros segmentos, que por não impactar tanto financeiramente acabam passando desapercebido, mas ao conversar com quem está envolvido, percebe-se que eles movimentam bastante a cidade”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Para fomentar outros segmentos turísticos em Primavera do Leste, a coordenação municipal tem mantido contato com os proprietários de locais tido como potenciais produtos turísticos. “Estamos mantendo contato com os proprietários de recursos naturais no intuito de fomentar a transformação destes potenciais em produtos turísticos abertos ao turista, as coisas ainda estão encaminhando”, frisou o coordenador de Turismo Romualdo Povroznik.
POTENCIAIS TURÍSTICO
No inventário turístico é possível conhecer os pontos que foram levantados e visitados um a um pela coordenação de Turismo. Pontos que se receberem os investimentos necessários ajudarão a cidade a despertar de vez para o turismo.
AS LAGOAS CRISTALINAS
De aparência hipnotizante, a Lagoa Azul ou Lagoa da Lua em Primavera do Leste, torna a cidade cada vez mais conhecida. O local atrai pessoas em busca de um belo mergulho para espantar o calor intenso da região ou que simplesmente querem ter o prazer de olhar com os próprios olhos o espetáculo natural.
A atração fica a cerca de 25 km da cidade e é ideal para os mergulhadores experientes, que podem ter um auxílio de cilindro de ar comprimido para explorar as profundezas das águas, chegando a 10 metros na época das chuvas.
O fundo de areias brancas se movimenta a partir de nascentes borbulhantes, contando ainda com grutas submersas, formações rochosas curiosas, raízes, caules, algas e vegetação marinha abundante. Um cenário fantasioso se abre no fundo da lagoa azul.
É preciso lembrar que a lagoa fica numa propriedade particular, dentro da Fazenda Onça Pintada, que limita o número de visita a apenas 40 pessoas por dia. Boa parte da estrada é de terra batida, porém, em boas condições. Após 1 km de caminhada a partir da porteira se alcança o oásis em meio a plantação de algodão.
O pacote completo para desfrutar do paraíso é R$ 250. O contato deve ser feito pelo seguinte endereço http://adrenalinamt.com.br/atividades/, ou pelo telefone (65) 9-9917 6527.
ILHAS FLUTUANTES
Há ainda outra opção, porém, interditada no momento devido a desobediência humana em respeitar a natureza. A Lagoa Encantada fica às margens do Rio das Mortes, tendo alterações na cor da água cristalina. A profundidade é de até 4 metros de altura, onde o olhar expande para uma paisagem exuberante.
Nesta, as condições são propícias para a prática de flutuação, na qual a pessoa boia sobre a água, com auxílio de colete salvas vidas, proporcionando o equilíbrio perfeito para observar os pequenos peixes, como tucunaré, traíra e cará, com tranquilidade.
ADRENALINA
O Rio das Mortes está entre os pontos que podem ser explorados, tendo em vista o seu potencial turístico. O rio que margeia Primavera do Leste, é conhecido por suas águas revoltas e extremamente limpas. Rio com corredeiras fortes, já foi palco para a canoagem slalon e recentemente estão sendo realizados testes para implantação de rafting. O esporte pode ajudar a cidade a se destacar no setor de ecoturismo. Também no Rio das Mortes ocorre uma das etapas do festival estadual de pesca.
“Estamos colocando em prática ações que fomentem o turismo na cidade e ajudando a coordenação de turismo, como exemplo, podemos citar o auxílio da Secretaria de Esportes nos campeonatos de pesca”, destacou o secretário municipal de Esportes José Neto.
BALNEÁRIO
Às margens do Rio das Mortes se desenvolve o turismo de balneário. Localizado a 25 quilômetros de Primavera do Leste, o Balneário “Flor de Lis” é um atrativo que oferece. Além disto, conta com muita área verde para passeios ou contemplação uma estrutura para receber visitantes. É um atrativo natural de fácil acesso com belezas surpreendentes e forte apelo pela preservação ambiental.
PESCA
Para os amantes da pescaria, Primavera do Leste possuí pesqueiros que recebem grande público da região. Além dos tanques de pesca, os estabelecimentos oferecem uma rica variedade de cardápios, estruturas modernas e atendimento especializado. Os pesqueiros ficam localizados em áreas verdes e estão localizados a poucos quilômetros do centro da cidade.
PESQUE PAGUE ÁGUA VIVA
Localizado a aproximadamente 12 quilômetros do centro de Primavera do Leste, o pesque pague está instalado próximo a uma área de preservação ambiental. O local funciona de terça a domingo e oferece as seguintes espécies de peixes: pintado, matrinxã, tambaqui, tabatinga, pirarurucu e tilápia. Empreendimento familiar administrado por Abel dos Passos e familiares. O local recebe cerca de mil pessoas aos finais de semana, constantemente turistas de diferentes lugares do Brasil e do mundo procuram o pesque pague para passar horas agradáveis junto a natureza.
PESQUE PAGUE ARUANÃ
Localizado a 12Km do Centro da cidade, de fácil acesso, o pesque pague atende sábado, domingo e feriados e oferece as seguintes espécies de peixes: pintado, tambacu, peraputanga, matrinchã e piau. Em meio a natureza, é um espaço aconchegante para quem deseja passar algumas horas ou até mesmo acampar, saboreando a culinária do local.
PESQUE PAGUE CARAZINHO
O Pesque Pague “Carazinho” é o que fica mais longe do centro da cidade, porém, as estradas que levam até o local estão em boas condições de trafegabilidade. O local fica a 31 km do perímetro urbano de Primavera do Leste, é uma propriedade particular que foi transformada em um Pesque Pague, com tanques com várias espécies de peixes em que o visitante pode efetuar a pesca, levar para casa ou consumir no local, o diferencial está nas piscinas que podem ser usadas pelos banhistas. É um atrativo natural, com muito verde e áreas de preservação.
ALDEIAS INDÍGENAS
Entre os atrativos com potencial turístico a ser desenvolvidos estão as aldeias indígenas, próximo a Primavera do Leste, existem duas aldeias a Sangradouro e a Volta Grande, as duas podem em breve abrir espaço para o turismo e receber visitantes. No local os turistas podem acompanhar a rotina dos indígenas e, em alguns casos participar dos rituais sagrados e danças culturais.
Histórias místicas, rituais de dança, canções tradicionais e pinturas corporais indígenas são alguns dos atrativos que podem compor o roteiro.
COLÔNIA RUSSA
Primavera do Leste abriga uma das colônias russas mais tradicionais do Brasil e, provavelmente, a mais afastada da Rússia. A Colônia fica localizada há aproximadamente 40 quilômetros do Centro de Primavera do Leste. Na comunidade vivem mil descendentes, adeptos de cultura e costumes que destoam dos brasileiros. Em meio ao avanço da tecnologia e com o passar de quase cinco décadas, desde os primeiros que chegaram, os moradores mais tradicionais batalham para manter a tradição dos ancestrais e fazer com que os filhos sigam a religião ortodoxa.
Os primeiros moradores da colônia chegaram no início da década de 70, antes mesmo da criação de Primavera do Leste – fundada em maio de 1986. Estão enterrados em cemitério próprio. A vinda deles é relacionada à Revolução Russa, de 1917, quando religiosos foram perseguidos e tiveram de deixar o país, localizado na Eurásia, formada pela área de conjunto entre a Europa e a Ásia.
O local também consta no inventário turístico e com forte potencial de atrair turistas.
AGRO INDÚSTRIA
Um outro ponto que tem recebido atenção quanto ao potencial turístico, é a Agroindústria São José, o local fica localizado a 23 quilômetros do centro de Primavera do Leste, com acesso pela MT 130, sentido a Granja Mantiqueira. No local ocorre a fabricação artesanal de açúcar, melado, rapadura e cachaça. Tem capacidade de produção de 500 quilos de açúcar por dia e 300 litros de cachaça por semana. O local pode ser visitado de segunda a sexta, em horário comercial.
TURISMO NA CIDADE
Primavera do Leste é uma das 3.285 cidades brasileiras que integram o Mapa do Turismo Brasileiro. O mapa baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor. Quando uma cidade é reconhecida como turística, pode receber um subsídio financeiro para investir mais no turismo. Além disso, as cidades turísticas são geradoras de fonte de renda, pois aumentam o consumo, bem como a produção de bens e serviços, criando assim, novas oportunidades de emprego.
Entre os pontos com grande potencial turístico está o Lago Municipal, inaugurado em 2012, o local se tornou um ponto turístico e lugar de encontro da população e palco de grandes eventos populares como réveillon, shows, feiras, desfiles, competições esportivas, festivais, entre outros.
O complexo do Lago Municipal de Primavera do Leste oferece mais de 10 ha de lâmina d’água e de mata nativa, em um refúgio natural no meio da cidade, a poucos minutos do Centro. O Lago Municipal do Parque das Águas guarda um pequeno, mas precioso fragmento de Cerrado, um dos biomas mais importantes do mundo.
Além de servir como espaço de lazer para quem quer fugir do movimento urbano, o lugar também protege o lençol freático pela extensa lamina d’água e ajuda a regular a temperatura local. O local também sedia pesquisas acadêmicas e serve de lar para uma diversidade de animais. Entre os moradores mais populares estão os Quero-Quero, Coruja Buraqueira, Antas e Capivaras.
Um dos destaques da biodiversidade do Lago são as espécies de aves, incluindo o belíssimo Martim Pescador Grande (Megaceryle torquata).
Com isso, o coordenador acredita que Primavera do Leste consiga atrair visitantes de diversos locais do Brasil e do mundo que virão à cidade para observar as aves. “Acredito que com um acervo de exemplares de aves teremos uma preciosa fauna que irá atrair visitantes bastante peculiares: os chamados birdwatchers (ou observadores de aves, em tradução livre). Apesar de muito popular nos Estados Unidos e Europa, a atividade, que envolve lazer, pesquisa científica, conservação e educação ambiental, só recentemente tem obtido status no Brasil”, frisou Romualdo.
O perfil dos adeptos da atividade é diverso. Além de fotógrafos, os birdwatchers podem ser biólogos, engenheiros, estudantes, pesquisadores ou executivos interessados em escapar da rotina e estar mais próximo das paisagens naturais. Para muitos deles, observar os pássaros é um pretexto para visitar lugares de beleza natural especial, praticar caminhadas ao ar livre, estar em silêncio e exercitar a paciência e concentração.