Terça-feira, 05 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,50 | EURO R$ 6,37

05 de Agosto de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023, 12:00 - A | A

Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023, 12h:00 - A | A

EXCLUSIVO

Defesa entrará com recurso contra a decisão do STF que suspendeu reintegração de posse

Herdeiros refutam a tese de que famílias que moram em área de fazenda sejam vulneráveis

Wellington Camuci

Sucessores de Olyntho Schimitt, proprietários das terras da Fazenda Maringá, entrarão com recurso contra a decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministra Rosa Weber, que suspendeu a reintegração de posse que estava sendo realizada na propriedade, localizada na zona rural de Poxoréu.

A defesa tenta reverter a decisão e retomar a área que, segundo eles, foi invadida por posseiros. A decisão de suspensão da reintegração de posse, levou em consideração a alegação por parte da defesa das famílias de que estariam em situação de vulnerabilidade. Porém, esta alegação não é aceita pelos sucessores que, inclusive, conseguiram reverter uma decisão semelhante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

De acordo com os herdeiros, alguns dos moradores da área que passou a ser denominada Assentamento Nova Maringá, são empresários, funcionários ou ex-funcionários da prefeitura de Primavera do Leste e possuem residências em cidades como Primavera, Campo Verde e Rondonópolis.

Em processo encaminhado a equipe de reportagem, 16 atuais “proprietários” de lotes pertencentes a fazenda, possuíam endereço em Primavera do Leste e Campo Verde.

Segundo o processo, as famílias chegaram a ingressar com ação de usucapião, porém, os documentos anexados pela defesa dos sucessores, mostram que essas famílias não viviam exclusivamente trabalhando na terra ocupada, como prevê a lei de usucapião.

Conforme consta no processo, a fazenda foi invadida em 2013, inclusive um boletim de ocorrência foi registrado na época. Após a morte de Olyntho, um dos filhos tentou vender, sem o consentimento dos demais herdeiros, as terras para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, o que não deu certo. Após isso, outras pessoas teriam invadido a área, loteado e vendido os lotes de forma irregular.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Produtor 26/01/2023

Invasores de terra com comércio em primavera, empresários, candidato a vereador, condenado pela justiça (ladrao de banco) Isso é o brasil isso é o PT

positivo
0
negativo
0

Produtor 26/01/2023

Só grileiros de primavera, todos tem casa em primavera, tem até assaltante de banco, dentro Só PT

positivo
0
negativo
0

2 comentários

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]