Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,37 | EURO R$ 6,21

23 de Outubro de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025, 15:31 - A | A

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025, 15h:31 - A | A

Ampliar número de plantas habilitadas

União Europeia retoma pré-listing para exportação de carne de aves do Brasil

Segundo entidade do setor, medida deve ampliar número de plantas habilitadas ao bloco europeu já nos próximos meses

Administração

Por 
Rafael Walendorff
 — Brasília-GR

 

 
 

A União Europeia retomou a aceitação do sistema de pré-listing para as exportações brasileiras de carne de aves, como frangoperu e pato. A informação foi comunicada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que está em missão na Indonésia.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a medida representa o reconhecimento internacional ao sistema de inspeção brasileiro e deve ampliar o número de plantas habilitadas ao bloco europeu já nos próximos meses.

A retomada do pré-listing foi informada pelo comissário Europeu, Christophe Hansen, que está no Brasil e cumpre agenda em São Paulo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua.

O modelo de pré-listing havia sido suspenso em 2018, como desdobramento da Operação Carne Fraca, que mirou irregularidades em frigoríficos brasileiros. A retomada marca um novo momento nas relações comerciais e sanitárias entre o Brasil e o bloco europeu, disse a ABPA.

"O retorno do pré-listing para carne de aves demonstra a confiança europeia no sistema brasileiro e abre um novo capítulo na relação entre as partes", disse Luis Rua.

Nesse sistema de habilitação, há reconhecimento da equivalência do sistema de inspeção sanitário brasileiro pelos europeus, o que reduz burocracias e facilita o fluxo de exportações, já que o Brasil pode indicar quais frigoríficos poderão exportar carne de aves aos europeus, sem a necessidade de autorização planta a planta pelas autoridades europeias.

Ricardo Santin, presidente da ABPA, disse que a retomada representa um reconhecimento da confiança e da robustez do sistema brasileiro de inspeção e controle sanitário. "Com a medida, o Brasil volta a ter autonomia para indicar e habilitar estabelecimentos exportadores que cumpram integralmente os requisitos europeus, agilizando processos e ampliando a previsibilidade nas relações com a União Europeia", ressaltou, em nota.

Atualmente, cerca de 30 plantas frigoríficas brasileiras estão habilitadas a exportar carne de frango para o bloco europeu, segundo a ABPA. Com o retorno do pré-listing, esse número deverá crescer gradualmente nos próximos meses, permitindo que novas agroindústrias e cooperativas acessem um mercado de alto valor agregado.

A União Europeia é um dos principais destinos das exportações brasileiras de carne de frango. Antes da suspensão do pré-listing, em 2018, o Brasil chegou a embarcar mais de 500 mil toneladas anuais para o bloco. Em 2024, foram 231,9 mil toneladas exportadas. Entre janeiro e setembro de 2025, o volume acumulado foi de 137,2 mil toneladas, de acordo com dados da ABPA.

O bloco também foi um dos maiores destinos de carne de peru do Brasil, com mais de 50 mil toneladas importadas anualmente antes da suspensão. O mercado também é importador de carne de pato do Brasil.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]