Domingo, 14 de Dezembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

14 de Dezembro de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Quarta-feira, 04 de Junho de 2025, 10:05 - A | A

Quarta-feira, 04 de Junho de 2025, 10h:05 - A | A

Solo

Por que a deficiência de ferro é tão comum?

A absorção do ferro varia conforme o tipo de planta

 

 
Agrolink - Leonardo Gottems
Foto: Pixabay
 

De acordo com Julián Ciudad Gutiérrez, responsável técnico de laboratório do CRS Laboratório, a deficiência de Ferro (Fe) nos solos agrícolas não está diretamente ligada à quantidade total do nutriente presente, mas sim à sua disponibilidade química para as plantas. Embora o Ferro represente entre 0,5% e 5% da composição total do solo, ficando atrás apenas do Silício e do alumínio, apenas de 1% a 10% desse total está efetivamente disponível para absorção vegetal. 

A absorção do ferro varia conforme o tipo de planta. Cultivos como oliveiras, videiras, amendoeiras e cítricos utilizam a estratégia I, na qual as raízes transformam o ferro na forma férrica (Fe³?) em ferro ferroso (Fe²?), mais facilmente absorvível, através da ação de enzimas chamadas reductases. Já gramíneas como milho e trigo adotam a estratégia II, liberando fitossideróforos, moléculas que se ligam ao Fe³?, facilitando sua captura e transporte até a planta.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Entre os principais fatores que dificultam a disponibilidade de ferro estão o pH alcalino (acima de 7,5), o excesso de cálcio, desequilíbrios com outros micronutrientes como zinco (Zn), cobre (Cu) e manganês (Mn), além da presença de elevada quantidade de caliça no solo. Condições de encharcamento e solos argilosos também prejudicam a oxigenação das raízes, limitando ainda mais a absorção. 

Para contornar esses desafios, Gutiérrez recomenda práticas como a aplicação de quelatos de ferro, especialmente o Fe-EDDHA, muito eficaz em solos caliços. Outras estratégias incluem a acidificação localizada, uso de fertilizantes acidificantes, escolha correta do tipo e momento da aplicação e a adição de matéria orgânica, que não só acidifica o solo como também ajuda na formação de quelatos naturais com o ferro. 
 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]