Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

18 de Fevereiro de2026


Área Restrita

Notícias do Agro Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026, 15:28 - A | A

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026, 15h:28 - A | A

Apontamento da Faesp

Clima afeta preços das hortaliças e frutas em São Paulo

Condições climáticas e excesso de oferta influenciaram os preços pagos ao produtor

Administração

 

 
Foto: Divulgação

Relatório da Faesp mostra que condições climáticas e excesso de oferta influenciaram os preços pagos ao produtor paulista no primeiro mês de 2026

O relatório de acompanhamento mensal dos preços pagos ao produtor paulista, elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), com dados referentes a janeiro de 2026, aponta oscilações relevantes nos valores recebidos por diferentes segmentos da agropecuária estadual, reflexo principalmente de fatores climáticos e de mercado. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Na categoria das folhosas, o elevado volume de chuvas registrado no período provocou excesso de umidade no solo, comprometendo a qualidade das folhas e reduzindo a oferta. Esse cenário resultou em expressiva valorização dos preços no primeiro mês do ano. A alface crespa apresentou alta de 29%, enquanto a variedade americana registrou elevação de 27,4%. As chuvas também impactaram a produção de tomate nas principais regiões produtoras, afetando a qualidade do produto. Em consequência, os preços do tomate subiram 27% em janeiro, embora ainda acumulem queda de 18% na comparação com o mesmo mês de 2025. 

Por outro lado, alguns produtos registraram retração nos preços pagos ao produtor. A banana nanica continuou enfrentando pressão negativa em função da elevada oferta e da demanda enfraquecida durante o período de férias, o que resultou em queda mensal de 42% nas cotações em janeiro. No caso do limão, a oferta elevada ao longo do mês também pressionou os preços, que recuaram 18% em relação a dezembro, apesar de ainda permanecerem 1% acima dos níveis observados em janeiro do ano passado.

Já o ovo de galinha apresentou queda de 11,4% nos preços em janeiro, alcançando o menor patamar para o mês nos últimos seis anos, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]