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Indonésia e Malásia

Brasil busca abrir mercados asiáticos para maçã

Entidade do setor participa de missão do governo federal na Indonésia e na Malásia

Administração

Por 
Cibelle Bouças
 — Belo Horizonte-GR
Foto-Diário do Nordeste

 

 
 

A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) participa da missão realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Indonésia e à Malásia, entre os dias 23 e 28 de outubro, para tentar abrir mercados aos produtos brasileiros. 

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A ABPM é representada na missão por Ronaldo Grosselli, assessor especial de logística e exportação da associação, além de assessor especial da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

“Essa missão reforça as tratativas de abertura de dois novos mercados asiáticos e representa um passo importante nesse processo”, disse em comunicado Grosselli.

Em reunião durante a viagem com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e representantes do governo e do setor produtivo, Grosselli reforçou a atenção ao mercado da maçã e da uva nas negociações com a Indonésia e a Malásia, além de incluir o suco de maçã como uma oportunidade de diversificação comercial.

“A maçã e a uva devem seguir como prioridades nessas tratativas, e o suco de maçã surge como uma possibilidade de abertura de um novo mercado para o produto brasileiro”, disse Grosselli.

A Indonésia é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na Ásia. O país é o 16º maior destino das exportações brasileiras e o 5º no setor do agronegócio. Em 2024, os fluxos comerciais entre os dois países atingiram US$ 6,3 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 2,6 bilhões. Os produtos mais exportados foram farelo de soja (US$ 1,66 bilhão) e açúcares (US$ 1,65 bilhão).

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