Quinta-feira, 24 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,56 | EURO R$ 6,53

24 de Julho de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 10:28 - A | A

Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 10h:28 - A | A

Sistema estava evoluindo

Alta do IOF preocupa setor agropecuário 

Vai elevar o custo de captação de recursos,

 

 
Agrolink - Leonardo Gottems
Foto: Pixabay
 

O recente aumento da alíquota do IOF sobre operações de crédito acendeu um alerta no setor agropecuário, que depende fortemente de capital antecipado para financiar a produção. A medida, com aplicação retroativa, impacta diretamente produtores rurais e empresas do agro, inclusive aquelas que já haviam recorrido a modalidades mais modernas de financiamento, como CRA, LCA e FIAGROs. 

Segundo Marcelo Winter, sócio da área de Agronegócio do VBSO Advogados, além de elevar o custo de captação de recursos, a medida traz insegurança jurídica ao afetar operações estruturadas que já estavam em andamento. “Há um impacto econômico direto e um reflexo jurídico relevante. Por um lado, há o aumento do custo de captação de recursos; por outro, a insegurança gerada por uma mudança de entendimento posterior afeta a credibilidade de operações estruturadas. Isso fragiliza a segurança jurídica, que é fundamental para decisões de financiamento no setor agropecuário”, afirma Marcelo Winter, sócio da área de Agronegócio do VBSO Advogados. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Outro ponto de preocupação é o impacto sobre a competitividade internacional do agro brasileiro. Com margens cada vez mais apertadas, qualquer custo adicional pode inviabilizar negócios ou reduzir a rentabilidade dos produtores.“Estamos falando de um setor que opera com margens cada vez mais apertadas. Qualquer custo adicional pode inviabilizar operações ou impactar diretamente a rentabilidade dos produtores. E isso acontece em um momento em que o Brasil busca consolidar seu protagonismo no agro global”, reforça. 

Ele critica ainda a ausência de diálogo prévio com o setor produtivo. “Nosso sistema vinha evoluindo na modernização regulatória e no acesso a instrumentos mais sofisticados. Uma medida tributária repentina e retroativa vai na contramão dessa trajetória”, conclui.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]