Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,34 | EURO R$ 6,31

26 de Setembro de2025


Área Restrita

Justiça Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, 16:09 - A | A

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, 16h:09 - A | A

NOTA DE REPÚDIO

Professores querem revisão de decisão que suspendeu mestrado em Linguagem no IFMT

Docentes defendem que decisão da Pró-Reitoria representa retrocesso institucional e fere a autonomia universitária e a missão dos institutos federais

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

Os proponentes do Mestrado Profissional em Estudos de Linguagem do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) divulgaram uma nota de repúdio à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPES), que concluiu pela inviabilidade de projeto que vinha sido desenhada há mais de dois anos. O documento, desta quinta-feira (25), lembra que o curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) no final de 2024.

Os docentes argumentam que a decisão da Pró-Reitoria representa um "retrocesso institucional" e contraria princípios fundamentais do Ensino Público e a legislação vigente, como a autonomia universitária e a missão dos institutos federais. Além disso, o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê o aumento na oferta de Pós-Graduação em regiões de menor alcance educacional, como Mato Grosso e a Amazônia Legal.

“[A Pró-Reitoria] ignora ainda as necessidades sociais e educacionais da região, onde há clara demanda por formação continuada e qualificação profissional de professores na área de Linguagem”, diz trecho do documento.

A nota de repúdio se aprofunda na contestação dos principais pontos levantados pela PROPES para decidir pela inviabilidade do mestrado, alegando inclusão indevida de técnicos administrativos em Educação, falta de previsão de recursos e sobrecarga e “riscos” às atividades educacionais em andamento nos campi.

Sobre a previsão orçamentária, a nota de repúdio afirma que os gastos prováveis com deslocamento e diárias foram apresentados ao Reitor em reunião online no dia 19 de março de 2025, e que a ata do encontro comprova a ciência da Administração Superior sobre a estimativa orçamentária.

Antes da conclusão pela inviabilidade do mestrado, o IFMT fez diversas publicações ressaltando a necessidade do curso e a aprovação do curso pela Capes. Em 29 de outubro de 2024, um post na conta do IFMT no Instagram anunciou o mestrado que teria expectativa de 10 a 15 vagas a serem ofertadas na primeira turma no primeiro semestre de 2025 no Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva.

“O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) recebeu nesta terça-feira (29), a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a proposta de implantação de um programa de Mestrado Profissional em Estudos de Linguagem a partir de 2025. Esta é a primeira proposta de Mestrado Profissional no estado de Mato Grosso”, diz trecho do post no Instagram.

“O corpo docente apresenta as produções do último quadriênio (2020-2024) vinculadas à área de concentração e à linha de pesquisa do Programa, o que demonstra maturidade científica suficiente para um Mestrado Profissional na área proposta, sobretudo em termos de conexão entre a temática da proposta e a produção expressa nos currículos”, diz matéria publicada no site do Instituto em fevereiro de 2025.

Os idealizadores do mestrado terminam a nota reafirmando seu "compromisso em estar mobilizados e atentos à promoção de uma Educação Pública de qualidade" e aguardam uma revisão da decisão administrativa, que consideram um grave obstáculo ao desenvolvimento científico e à qualificação profissional na região.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]