Quinta-feira, 29 de Maio de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,69 | EURO R$ 6,44

29 de Maio de2025


Área Restrita

Justiça Segunda-feira, 26 de Maio de 2025, 14:07 - A | A

Segunda-feira, 26 de Maio de 2025, 14h:07 - A | A

Segundo Módulo

MBA do TCE-MT discute mobilidade urbana e aponta caminhos para cidades mais sustentáveis

O segundo módulo do MBA em Gestão de Cidades foi ministrado pelo professor Luiz Miguel de Miranda.

 

Crédito: Diego Rodrigues/MPC

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promoveu mais um passo rumo à construção de cidades mais inteligentes, inclusivas e ambientalmente responsáveis. O tema "Mobilidade Urbana Sustentável" foi o foco do segundo módulo do MBA em Gestão de Cidades, ministrado nesta sexta-feira (23) pelo professor Luiz Miguel de Miranda, no auditório da Escola Superior de Contas, com transmissão ao vivo pelo Canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (Canal 30.2).

A aula híbrida propôs uma reflexão sobre os desafios diários da mobilidade urbana no Brasil, marcada pela dependência crescente de automóveis e motocicletas. “Vivemos o caos cotidiano da mobilidade civil. O transporte público e a mobilidade ativa, como caminhar ou pedalar, vêm sendo deixados de lado, o que contribui para congestionamentos e superlotação de carros e motos”, destacou o professor Luiz Miguel.

Segundo o facilitador, a evolução histórica da mobilidade urbana no país demonstra um caminho trilhado na contramão da sustentabilidade. Além disso, áreas periféricas e comunidades de baixa renda frequentemente enfrentam barreiras para acessar o transporte público, o que reflete um quadro de desigualdade que desafia a equidade urbana.

Dessa forma, durante o módulo, foram discutidas soluções para se alcançar uma mobilidade urbana sustentável do ponto de vista econômico e ambiental, como a modernização do transporte público, com alternativas como BRT, VLT e metrô, além da integração entre diferentes modais e a valorização da mobilidade ativa, com a criação de ciclovias e ciclocaminhadas.

O MBA em Gestão de Cidades é fruto de parceria com a Fadisp e conta com 1 mil alunos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, técnicos municipais e servidores estaduais. Coordenado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, o curso tem carga horária total de 360 horas e abordará ainda temas como Cidades Inteligentes, Nova Lei de Licitações, Tecnologias Disruptivas e Compliance Ambiental. Clique aqui para acessar o cronograma das próximas sete aulas.

Clique aqui para assistir a aula na íntegra. 

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Endereço

Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon
Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]