Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,57 | EURO R$ 6,51

14 de Julho de2025


Área Restrita

Nacional Terça-feira, 29 de Novembro de 2022, 11:12 - A | A

Terça-feira, 29 de Novembro de 2022, 11h:12 - A | A

Nacional

Procon-SP recebe 900 reclamações sobre compras na Black Friday

EBC Geral

O Procon de São Paulo já recebeu 899 reclamações de consumidores com compras realizadas na Black Fiday – dia de promoções ocorrido na última sexta-feira (25).

Quase um terço das queixas (32%) são por atraso ou não entrega dos produtos adquiridos. Os falsos descontos são o alvo de 11,57% das reclamações, e 11,23% dos chamados dizem respeito a produtos ou serviços entregues de forma diferente do prometido. Há ainda 10,46% de queixas por mudança de preço ao finalizar a compra.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Cinco grandes empresas brasileiras de varejo concentram 24,47% das reclamações. O Procon tem ainda uma lista de páginas na internet que já foram identificadas por serem falsas ou oferecerem ofertas enganosas.

O órgão de defesa do consumidor recomenda que antes de comprar o consumidor verifique os dados da empresa, como a consulta ao cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) na página da Receita Federal. Também é importante verificar se a empresa tem histórico ou foi criada há poucos dias.

O Procon alerta ainda para a necessidade de verificar os dados do boleto bancário ou pix antes de concluir o pagamento.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Geral

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]