A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) lamenta o falecimento do ex-presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) da região central de Rondonópolis, Valdir Farinha, ocorrido na noite de quarta-feira (12.02). Ele foi baleado após reagir a uma tentativa de roubo, e não resistiu aos ferimentos.
A ação ocorreu no bairro Jardim Monte Líbano, em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá). Policiais saíram em rondas e prenderam quatro pessoas, sendo dois homens e duas mulheres, suspeitos de terem envolvimento no crime. Os presos foram encaminhados à delegacia para prestarem depoimentos. As buscas pelo autor dos disparos continuam.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, ressalta a trajetória de Valdir Farinha ao longo dos anos em que atuou no Conseg, e externa condolências aos familiares e amigos. Ele tinha 60 anos de idade, deixou esposa, três filhos e três netos. Era conhecido não só na cidade em que atuava, mas pelos integrantes de Conselhos de outras cidades e das forças de segurança de Mato Grosso, em função da relevante atuação.
Desde 2009 no Conseg da área central de Rondonópolis, Valdir assumiu como presidente em 2015. Também integrava a Federação dos Consegs de Mato Grosso e participava ativamente das reuniões da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sesp-MT, além das comissões que discutiam a criação de conselhos e outros assuntos pertinentes. É lembrado com admiração pelo exemplo com que atuava, sempre observando as diretrizes de policiamento comunitário.
O velório está sendo realizado em uma sala dentro do Cemitério Vila Aurora, em Rondonópolis, onde também ocorrerá o enterro, ainda sem horário definido.