Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,48 | EURO R$ 6,38

03 de Setembro de2025


Área Restrita

Mato Grosso Sexta-feira, 31 de Maio de 2019, 21:39 - A | A

Sexta-feira, 31 de Maio de 2019, 21h:39 - A | A

Mato Grosso

Secretários de Segurança Pública debatem tecnologia no combate à criminalidade no Ceará

Pacote anticrime, critérios de rateio e recebimento dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, fontes de financiamento do setor e calendário...

Pacote anticrime, critérios de rateio e recebimento dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, fontes de financiamento do setor e calendário de operações integradas foram os assuntos debatidos na 74ª reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública (Consesp), realizada nos dias 30 e 31 de maio, em Fortaleza (CE).

A reunião na capital do Ceará ocorreu após o estado se destacar nacionalmente na gestão inteligente de tecnologias e aplicação de estratégias, que impactaram na redução dos índices criminais. “A gente tem tratado a segurança pública do Ceará como uma ciência buscando trazer cientificidade ao tema da segurança. Alguns exemplos são a mobilidade do crime, dissuasão focada e camuflagem urbana, que são conceitos que a gente busca criar, desenvolver e, a partir daí, montarmos estratégias e inovarmos em ações e investimentos”, argumentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), André Costa.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, destacou que o Ceará tem sido um exemplo a ser seguido pelo uso de tecnologia para a atividade policial. “É importante ver a tecnologia e a estrutura em que o Ceará se encontra hoje, com os aplicativos e tecnologia, ferramentas e parceria com a academia, especialmente com a Universidade Federal do Ceará e demonstra a capacidade que a Segurança Pública tem na evolução. A gente quer levar esse modelo para Mato Grosso. O Consesp aqui foi uma ideia muito boa que a gente viu em que estágio está a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Ceará e vamos disseminar esse conhecimento”.

A maioria das demandas debatidas nos encontros do Consesp são encaminhadas ao Governo Federal, como por exemplo, a criação do Sistema Único de Segurança Pública. O Consesp é um órgão consultivo e de execução das políticas de segurança pública no Brasil.

“Como em todo encontro, nós debatemos alguns pontos e, nesse em especial, tratamos sobre a questão do decreto recém-lançado que prevê a posse e porte de arma de fogo, elaborado pelo presidente da república. Também debatemos acerca do financiamento da segurança pública, esse é um tema central que temos batido muito que tenta encontrar novas formas de financiamento e também uma forma de regular distribuição dos recursos do fundo nacional entre 27 estados da federação”, explicou o presidente do Consesp e secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.

Nesta sexta-feira (31.05), último dia da reunião, foi realizado o Fórum de Tecnologia e uma visita guiada pelo secretário de Segurança Pública do Ceará, André Costa, às instalações da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e ao helicóptero modelo Airbus Helicopters Deutschland H135 Helionix.

(Com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará)

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]